sexta-feira, 28 de abril de 2006

António Rosado com a ONP na Casa da Música

O pianista António Rosado toca com a Orquestra Nacional do Porto, hoje, num concerto em que, sob a direcção do maestro Marc Tardue, se assinala o centenário do nascimento de Fernando Lopes-Graça.
A Sala Guilhermina Suggia é o palco escolhido para este espectáculo, que se inicia às 21h .

O programa deste concerto homenageia o reputado compositor português Fernando Lopes-Graça, no ano em que se celebram os 100 anos desde o seu nascimento, com a interpretação da obra Três Danças Portuguesas.
Esta obra estreou em Marselha em 1941, sob a direcção de Pedro de Freitas Branco, que dirigiu também a estreia portuguesa, no ano seguinte, em Lisboa.

O Fandango, a Dança dos Pauliteiros e o Malhão revelam a influência que a música popular teve na produção deste compositor.

A transposição para o contexto erudito e sinfónico de elementos de origem folclórica reflecte-se também nas outras duas obras interpretadas, Concerto para Piano e Orquestra de George Gershwin, e Sinfonia nr. 3, de Aaron Copland.

O pianista António Rosado iniciou os estudos musicais aos três anos de idade, tendo frequentado o Conservatório de Lisboa e estudado em Paris, sob a orientação do consagrado pianista Aldo Ciccolini.
Do seu currículo, destacam-se actuações regulares em recitais e concertos, sob a direcção de prestigiados maestros, e a participação em vários festivais.
Vencedor do Concurso Internacional Alfredo Casella de Nápoles, António Rosado foi também distinguido pela Academia Internacional Maurice Ravel e pelo Concurso Internacional Vianna da Motta.

Programa:

I
Fernando Lopes-Graça: Três Danças Portuguesas
1. Fandango
2. Dança dos Pauliteiros
3. Malhão
George Gershwin: Concerto para Piano e Orquestra em Fá Maior
II
Aaron Copland: Sinfonia nr. 3

Sem comentários: