quarta-feira, 15 de novembro de 2006

António Lobo Antunes e João Medina no Centro Cultural de Cascais

Portuguesismo (s) – Acerca da identidade nacional, é a obra da autoria de João Medina, que o escritor António Lobo Antunes apresentará no Centro Cultural de Cascais, no próximo dia 16 de Novembro, às 18h00.

Numa abordagem histórico-cultural, o livro foca aspectos particulares das nossas «imagens de marca», símbolos que ajudam a definir a herança de um País.

Os grandes mitos culturais, as imagens de marca artísticas, os heróis e outros homens representativos em diversos domínios da vida nacional, desde as grandes figuras literárias, como Camões, Garrett, Pessoa, etc., a vultos do passado ultramarino, a heróis populares, desde os que fizeram algo de extraordinário aos heróis dos estádios, do palco, da tela, ou da TV.

Professor catedrático de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, João Medina nasceu em Moçambique em 1939.

Autor de diversas obras na área da historiografia, ficção e ensaio literário, dirigiu uma História de Portugal em 15 volumes (1ª ed. 1994; reed. 1998).

Da vasta obra publicada destacamos alguns dos livros que o autor apresentou em Cascais: Dois exilados alemães (Cascais, 2003), Zé Povinho sem Utopia (Cascais, 2004), Auschwitz e Moscovo (Cascais, 2006).

A Livraria Galileu, o Centro de História da Universidade de Lisboa e a Livraria Municipal disponibilizarão no local livros destes autores.

Sem comentários: