quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Conversas de Camarim de Varela Silva no S. Luiz


CONVERSAS DE CAMARIM
COM SIMONE DE OLIVEIRA, VÍTOR DE SOUSA

ACOMPANHADOS PELO MAESTRO NUNO FEIST

Jardim de Inverno

10, 11, 17, 18, 24 e 25 Nov
Sexta e Sábado às 23h30


Numa viagem através do livro de Varela Silva “Camarim com janela para a rua”, Simone de Oliveira e Vítor de Sousa ilustram estas histórias com cantigas e poemas, num cenário de bastidores.

Uma hora onde as lágrimas se misturam com os sorrisos e as memórias nos despertam para a vida.

Conversas de Camarim recorda Varela Silva, Ary dos Santos, Eugénio de Andrade e Miguel Torga.

Com Simone de Oliveira e Vítor de Sousa, acompanhados ao piano pelo Maestro Nuno Feist.

Projecções em Vídeo: Frederico Corado
Produção: Fátima Bernardo – Casa das Artes, Lda.

O Hardmusica.com esteve no ensaio e entrevistou os protagonistas deste evento que promete trazer grandes memórias a muitas pessoas.

De salientar que se trata de um espectáculo bastante interessante, intimista, em que acima de tudo se pode perceber que Simone de Oliveira continua senhora de uma grande voz.
Pode ainda apreciar-se as maravilhas que o Maestro Nuno Feist faz em conjunto com Simone de Oliveira, não esquecendo o "dizedor" de poesia Victor de Sousa.


Hardmusica.com Como foi a ideia de levar a palco este espectáculo?
Simone de Oliveira A ideia surgiu por causa de um livro do Varela e inventamos um espectáculo que é um ensaio, para podermos ter a liberdade de contar estórias; umas que vão divertir, outras, talvez, emocionar.
As pessoas vão perceber que eu tenho esta aptência toda e que gosto muito de cantar, gosto muito da voz que tenho e gosto muito de cantar o que canto.
Foi um espectáculo imaginado e pensado e aqui estamos nós um bocadinho enervados, pois parece que se trata de uma brincadeira, mas não é.
Victor de Sousa Isto é um encontro entre amigos em que um canta e o outro diz poemas. Baseamo-nos não em textos, mas nuns pretextos para fazer ligações entre as cantigas e os poemas do livro do Varela, na esperança que algumas pessoas nos venham ouvir conversar.

H A parceria com o Victor de Sousa surgui como?
S Surge porque somos amigos há muitos anos e nos encontramos muitas vezes para conversar, para rir ou para não rir e como ele também tinha o livro do Varela, acabamos por ir para a frente. Somos muito amigos, somos sexagenários, fizemos muitas coisas em conjunto...
H Como por exemplo?
S "A Tragédia da Rua das Flores". Temos a liberdade para dizer tudo um ao outro.


H Que outros projectos tem em mente?
S Tenho um disco com temas inéditos de Fernando Tordo, Fernado Guerra, Rui Veloso, Pilar Homem de Melo, com textos meus e músicas do Luis Fernado com produção do Luis Jardim. Será gravado nos estudios do Rui Veloso e será o ultimo disco.
Estou em gravações de uma novela "Tu e Eu" e vou cantar com o Gonçalo Diniz, que faz de meu filho na novela, ao programa "Canta por Mim".
V Vou continuar na novela "Floribela" e a fazer os meus apontamentos no "Herman Sic".
Nuno Feist Vou dirigir a orquestra Cascais/Oeiras com o Maestro Nicolau Alov para o Museu da Criança, estando a meu cargo os temas da Brodway e os clássicos ficam com o Maestro Niclolau. Será dia 21/22 de Dezembro no Centro Cultural de Belém.

H Como é trabalhar com Simone de Oliveira?
N Para quem a está a acompanhar não é fácil, mas acaba por ser muito fácil. É preciso concentração, ouvir e sentir com ela e deixar o piano.
Com a Simone eu não toco com pauta, toco com cifra, porque o que a Simone canta não se escreve, sente-se! Tenho a cifra, os acordes todos, depois é só ouvir a Simone e deixar-me envolver com ela numa cumplicidade. Nos 13 temas que vamos interpretar dá para sentir isso.

H E com o Maestro Nuno Feist?
S O Nuno é um pianista fantástico, já me acompanha há muito tempo e vai ser o meu piamista nos meus concertos. Ele sabe onde eu respiro e toca, realmente, muito bem.
V É optimo ter o Nuno a acompanhar, pois no meu caso ele não quer interromper aquilo que eu estou a dizer, as palavras dos poetas. Diz mesmo: "Deixa a palavra respirar!". A música pode ser um factor de "perturbação" perante as palavras dos poetas.

H Que projectos gostava de realizar?
S Gostava de fazer o Sunset Boulevard.
N Dirigir uma orquestra com temas que compus sobre a Brodway, com o Henrique Fiest e a Simone de Oliveira.


Para Nuno Feist "a música sempre foi e sempre será uma grande paixão".
É licenciado em Direcção de Orquestra, Composição e Orquestração pela Uniersidade de Southampton, Londres.
Participou com Simone de Oliveira no "Maldita Cocaina", onde foi compositor e maestro, na peça de homenagem a Marlene Dietrich, onde a acompanhou ao piano.


.

Teatro Municipal S. Luiz - Jardim de Inverno
Endereço: Rua António Maria Cardoso, 60 1200-027 Lisboa
Telefone: 213 257 650 Fax: 213 257 631
Internet: www.egeac.pt
E-Mail: teatrosaoluiz@egeac.pt

Sem comentários: