quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Os livros invadem a SPA


Entre 9 de Outubro e 4 de Dezembro, quinzenalmente, os livros vão invadir o Auditório da SPA.

Sob a designação "Com Todas as Letras - Livros, Autores e Editores em Debate" vão reunir-se os mais diversos participantes deste universo, discutindo, confrontando ideias e lançando pistas sobre as tendências, problemas e questões pertinentes do sector do livro.

A organização do evento é uma acção conjunta da revista Os Meus Livros (OML) e da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Os debates serão moderados pelo director da OML e decorrerão no Auditório da SPA.

A primeira sessão decorrerá no dia 9 de Outubro, sob a designação "Novos Autores: Escrever, Publicar e Vencer".

O grande desafio para quem escreve é conseguir ser publicado, lido e apreciado.
Contudo, o mercado não se compadece com estreantes.
De tudo isso vamos falar um pouco, com autores, editores e jornalistas.

A 23 de Outubro é a vez de "Banda Desenhada: O Mundo aos Quadradinhos".

Gradualmente a Nona Arte vai conquistando seu lugar enquanto forma de expressão autónoma. As dificuldades na difusão e comercialização deste tipo de livros, o difícil caminho da edição e a crescente atenção que vai conquistando são motivos mais que suficientes para uma abordagem global, com intervenientes de diversos sectores.

A terceira sessão está agendada para dia 6 de Novembro. "Poesia e Teatro: Filhos de um Deus Menor?" é a pergunta que lança a discussão sobre duas formas de escrita tantas vezes subestimadas nas nossa editoras e livrarias.
O porquê desta atitude do mercado (num país que se diz de poetas e com uma ampla dramaturgia) é algo que urge analisar.

"Fundos de Catálogo: Velhos são os Trapos". A constatação adapta-se maravilhosamente ao cenário dos livros que desaparecem de circulação, abandonam timidamente as prateleiras das livrarias e sobrevivem apenas na memória e nas pesquisas de leitores mais afoitos.
No dia 20 de Novembro teremos também oportunidade de analisar igualmente algumas experiências inovadoras que estão a dar frutos.

A fechar este ciclo, dia 4 de Dezembro, um dos temas sempre quentes. "Best-Sellers e Qualidade: Podemos ser Amigos?".
A eterna discussão entre os defensores dos grandes êxitos de vendas e os clássicos imaculados; o despique entre as edições cunhadas no marketing e a literatura de excepção... será que tem mesmo que ser assim?

Segundo o director da Os Meus Livros, João Morales, "esta iniciativa visa levar todos aqueles que gostam de ler a pensar um pouco sobre diversas questões do mundo livro, incentivando a discussão e a troca de ideias, nem sempre necessariamente coincidentes.

Num mercado em permanente mutação como é este, muitas são as tendências, dificuldades, oportunidades e curiosidades. É um pouco disto tudo que pretendemos abordar nestas conversas ao fim da tarde".

O vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, acrescenta que " esta iniciativa representa o tipo de parceria que a SPA está interessada em desenvolver nas diversas áreas que abarca e representa, sendo a literatura uma das mais destacadas.
Este ciclo de debates irá ser, por certo, um espaço de livre e aberto confronto de ideias e opiniões que ajudará a clarificar aspectos importantes da nossa vida literária e editorial.
Os espaços da SPA ficam abertos para novas colaborações com a revista "Os Meus Livros" e, sempre, para os escritores portugueses. Acredito ainda que "Com Todas as Letras" tem condições para ganhar periodicidade anual e vir a tornar-se um acontecimento de referência neste domínio".

Sem comentários: