sexta-feira, 23 de junho de 2006

Olga Roriz Apresenta "Felicitações Madame" no Teatro Camões

A coreógrafa Olga Roriz afirmou hoje, na apresentação do seu primeiro filme, "Felicitações Madame", esperar que o mesmo seja visto nas salas de cinema, em festivais e até em DVD.
"Felicitações Madame" tem estreia marcada para sexta-feira no Teatro Camões, em Lisboa.

"Gostei de fazer este filme, dei toda a liberdade criativa a cada um dos bailarinos, apesar de lhes dar indicações, e reconhecer que, como realizadora, fui mais manipuladora do que sou habitualmente como coreógrafa", disse a coreógrafa, que está já a pensar em realizar um próximo filme em 2007.

"Felicitações Madame", que volta a ser exibido no mesmo espaço no sábado, surgiu como "algo extra" à programação da companhia da coreógrafa por ocasião da "coincidência", o ano passado, de três aniversários: Olga Roriz completou 50 anos, celebrou 30 de carreira e a sua companhia dez.
Para celebrar estas três datas, a Companhia Olga Roriz "ocupou" - apresentando coreografias "livres" - três espaços diferentes dos habituais "onde acontece dança, caracterizando-se cada evento pelo efémero".

Os espaços escolhidos, cenários centrais do filme, foram uma praia, masmorras e o Salão Nobre do Teatro de São Carlos, que participou na produção juntamente com "Faro - Capital nacional da Cultura 2005" e a Companhia Nacional de Bailado.
O objectivo, disse, foi "encontrar um objecto conjunto que perdurasse no tempo. Esse objecto é o filme. Não se trata de um documentário, nem de uma filmagem de espectáculos".

"Este filme - esclareceu - está muito ligado ao trabalho que faço, de espectáculos fragmentados, com várias histórias, tendo a ligá- lo uma forma de estar, uma ambiência, um tempo de observação".
A coreógrafa pensa apresentar o filme em festivais e não excluiu a possibilidade de o lançar no mercado comercial de DVD e nas salas de cinema.

O elenco é composto por nove bailarinos, entre eles a própria Olga Roriz, que no próximo mês deverá lançar uma fotobiografia.
Além de Roriz, integram o filme, sem diálogos, os bailarinos Catarina Câmara, Mafalda Saloio, Maria Cerveira, Rita Calçada, Bruno Alexandre, Félix Lozano, Pedro Santiago Cal e Rui Pinto.
A banda sonora é constituída por várias peças musicais, nomeadamente de Sergio Endrigo (Canzone per te, interpretada por Amália Rodrigues), Astor Piazzola (Fugata, Yo soy María e Milonga para María la nina), Donizetti (O mio babbino caro interpretado por Maria Callas), ou Chopin (Prelúdio Opus 28).

Fonte: Lusa


O filme será exibido também dia 24 de Junho às 22h.

Sem comentários: