quinta-feira, 15 de junho de 2006

ONP e Xavier Phillips dirigidos por Marc Tardue

[Ano Shostakovich]

Orquestra Nacional do Porto
Marc Tardue direcção musical
Xavier Phillips violoncelo

Sexta-feira, 16 de Junho
21h00 Casa da Música, Sala Guilhermina Suggia




A Orquestra Nacional do Porto (ONP) apresenta-se no dia 16 de Junho, sexta-feira, a partir das 21 horas, num concerto dirigido pelo maestro titular, Marc Tardue, no qual é solista o violoncelista francês Xavier Phillips. A Sala Guilhermina Suggia é o palco escolhido para a interpretação de um programa dedicado à música Russa.

Em noite de homenagem ao compositor Dmitri Shostakovich, no ano em que se celebra o 100º aniversário do seu nascimento, é interpretado o seu primeiro Concerto para Violoncelo e Orquestra. Esta obra foi escrita por Shostakovich no Verão de 1959, para o violoncelista Mstislav Rostropovich, que memorizou esta obra em apenas quatro dias, estreando-a no dia 4 de Outubro de 1959, com a Orquestra Sinfónica de Leninegrado, sob a direcção de Evgeny Mravinsky.


O público da Casa da Música tem também oportunidade de reviver, na Suite de Bailado de Sergei Prokofiev, a história de amor entre os dois filhos das famílias Capuleto e Montéquio, que William Shakespeare eternizou em Romeu e Julieta . Esta é a segunda das três Suites de Romeu e Julieta de Prokofiev, a mais famosa e tocada, na qual o compositor apresenta as personagens principais do bailado.

A acompanhar a ONP na execução deste programa, está o violoncelista francês Xavier Phillips, que começou a tocar este instrumento com apenas 6 anos de idade. Com uma carreira marcada por apresentações regulares como solista nas principais cidades europeias e colaborações com importantes orquestras, Xavier Phillips recebeu vários prémios pelas suas interpretações.

Em 1989 obteve o primeiro prémio em violoncelo e música de câmara, no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, tendo sido também laureado em vários concursos internacionais, como o Tchaikovsky de Moscovo. As suas gravações receberam os maiores elogios da crítica, e prémios como o Grand Prix du Disque e dois Choc de la Musique. Xavier Phillips toca num violoncelo Matteo Gofriller de 1710.


Programa:

I
Dmitri Shostakovitch: Concerto para Violoncelo e Orquestra nr. 1, op.107

II
Sergei Prokofiev: Suite de Romeu e Julieta, op. 64b

Sem comentários: