quinta-feira, 30 de março de 2006

João Dixo na 9arte

Teve lugar, no passado dia 23 de Abril, a inauguração da exposição “Sítios de misturar tintas” do pintor João Dixo na galeria 9arte.
A essência do conjunto de obras apresentadas resume-se do que é expresso pelo título: uma série de pequenas tábuas que os alunos do artista utilizavam para misturar tintas e que o artista, atraído pela sua beleza quase acidental, adultera para que possa colocar a sua assinatura, segundo as suas próprias palavras. Só.
Em todas as molduras, uma inscrição repete-se: Pintura. Afirmação expressa de que as pequenas tábuas não pretendem ser mais do que isso, pintura, uma vez que, para João Dixo, só com o impressionismo a pintura deixou de incluir a vertente design, segundo o autor, desde as primeiras pinturas rupestres que é o design que predomina sobre a pintura.
João Dixo pretende mostrar pintura. Apenas. Sem ideologias ou conceitos que incomodem a pintura, ou mesmo o observador e o próprio artista.
A exposição estará patente na galeria até dia 5 de Maio.



João Dixo nasceu em Vila Real, em 1941. Licenciou-se em Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1966.Desenvolveu uma longa carreira docente na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1973/1997), na ARCA/ETAC, de Coimbra, de que foi director e onde coordena a licenciatura em Pintura, e no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde foi responsável pelo grupo de desenho (1986/98).
Foi membro fundador do Grupo Puzzle (1974/79) e membro de La Jeune Peinture (Paris, 1974/80). Integrou o núcleo de fundadores da Bienal de Cerveira.
A sua primeira exposição individual data de 1963. Desde então a sua participação em exposições tanto individuais como colectivas multiplicou-se, quer individualmente como enquanto membro do Grupo Puzzle.

Sem comentários: