quinta-feira, 23 de março de 2006

Os A Naifa em digressão pelo país

No seguimento da digressão do Grupo A Naifa, estará presente para apresentação do seu espectáculo no Auditório do Forum Cultural José Manuel Figueiredo, amanhã pelas 22.00h.


No âmbito da Quinzena da Juventude do concelho da Moita, o grupo irá apresentar músicas do seu mais recente disco "3 minutos antes da maré encher", estreado em Fevereiro no Teatro da Trindade, conforme o Hardmusica.com noticiou.

O projecto "A Naifa" constituído por Luís Varatojo (guitarra portuguesa, João Aguardela (baixo) e Maria Antónia Mendes (voz) é considerado pelo Ministério da Cultura um "projecto de interesse cultural".

O álbum "3 minutos antes de a maré encher", editado no princípio de Março, sucede a "Canções subterrâneas".

O novo trabalho é constituído por dez canções com poemas de Adília Lopes, Ana Paula Inácio, João Miguel Queiroz, José Luis Peixoto, Nuno Marques, Nuno Moura, Pedro Sena-Lino, Rui Lage e Tiago Gomes.
Em declarações à Lusa, Luís Varatojo afirmou que este "é um disco mais tocado, na medida em que antes de irmos para estúdio já o tínhamos interpretado em público o que não aconteceu com o de estreia".

"Há neste segundo trabalho um maior conhecimento entre nós, até porque a Maria Antónia entrou a meio do primeiro disco, e neste já participou desde o princípio, e por outro lado fizemos uma maior incursão na música tradicional", disse Varatojo.

Mantivemos a matriz musical mas uma referência maior da música tradicional, e não tanto só do fado", sublinhou.

Dia 30 as canções de "A Naifa" fazem-se ouvir em Leiria, no Auditório Miguel Franco e no dia seguinte em Santarém, no Teatro Sá da Bandeira.

A escolha poética insere-se, segundo Luís Varatojo, na"construção de uma personalidade musical-artística", alguns poemas foram escritos para o projecto ou "procurou-se enquadrar musicalmente os poemas".

Os A Naifa abrem o mês de Abril, logo no sábado dia 01, em Torres Vedras, onde actuam no Teatro Cine local, dia 06 actuam na Guarda no Teatro Municipal e no dia seguinte Auditório da ACERT emTondela, seguindo dia 08 para Alcobaça.
Dia 13 de Abril actuam no Fórum Luísa Todi, em Setúbal e no dia seguinte no Auditório Municipal de Sines.
Dia 15 continuam para Sul e actuam no Cine Teatro Louletano,em Loulé.
Dia 20, os A Naifa mostram "as novas fórmulas musicais" que encontraram, na capital baixo-alentejana, no Pax Julia, e no dia seguinte no Conservatório Gulbenkian, em Braga.
Dia 28 de Abril continuam por terras minhotas para actuarem Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, para dia 30 actuarem na Horta, no Cine Teatro Faialense.

Para Varatojo "este é um trabalho que surpreende pelas novas soluções encontradas e um ambiente criado que é cada vez mais a nossa marca identitária".
No mês de Maio têm agendado apenas dois concertos, dia 04 no Rivoli, no Porto e dia 13, encerram a digressão no Fórum Lisboa.

"3 minutos antes de a maré encher" é, segundo Varatojo, um disco "cuja solução se encontra em quem o escuta e o lê".

O álbum editado pela Zona Música, inclui, no livrete que acompanha o disco, três poemas que não estão no alinhamento musicado, mas que, afirmou Varatojo, "se assumem como estímulos adicionais ao resultado final".

Sem comentários: