Concertos de Natal na Casa da Música
Casa da Música celebra o Natal
com um ciclo de três concertos
Ciclo Concertos de Natal
Quinta-feira, 21 de Dezembro
Remix Orquestra Barroca
Estúdio de Ópera
21h00 Sala Suggia 10 €
Sexta-feira, 22 de Dezembro
Orquestra Gulbenkian
Coro Gulbenkian
21h00 Sala Suggia 15 €
Sábado, 23 de Dezembro
Roger Muraro piano
11h30 13h00 Sala Suggia 15 €
A Casa da Música promove um ciclo de três concertos, entre os dias 21 e 23 de Dezembro, na sala Suggia, apresentando um programa que percorre 150 anos de música com a Remix Orquestra Barroca e Estúdio de Ópera, a Orquestra e Coro Gulbenkian e, a finalizar, o pianista Roger Muraro.
O primeiro concerto do ciclo, a 21 de Dezembro, às 21 horas, é assegurado pela Remix Orquestra Barroca e Estúdio de Ópera, sob a direcção musical do maestro britânico William Lacey. Este concerto abrange todo o período Barroco até à afirmação plena do Classicismo, apresentando obras dos compositores Jean Philippe Rameau, Cláudio Monteverdi, Mozart e Haydn e diferentes géneros musicais – música sacra, repertório operático, sinfonias e danças de salão.
William Lacey, natural de Londres mas a residir em Berlim, é considerado um dos mais prometedores maestros da nova geração, com um repertório de abrange 400 anos de história da música, desde Monteverdi, nos primórdios do Barroco, até à actualidade.
com um ciclo de três concertos
Ciclo Concertos de Natal
Quinta-feira, 21 de Dezembro
Remix Orquestra Barroca
Estúdio de Ópera
21h00 Sala Suggia 10 €
Sexta-feira, 22 de Dezembro
Orquestra Gulbenkian
Coro Gulbenkian
21h00 Sala Suggia 15 €
Sábado, 23 de Dezembro
Roger Muraro piano
11h30 13h00 Sala Suggia 15 €
A Casa da Música promove um ciclo de três concertos, entre os dias 21 e 23 de Dezembro, na sala Suggia, apresentando um programa que percorre 150 anos de música com a Remix Orquestra Barroca e Estúdio de Ópera, a Orquestra e Coro Gulbenkian e, a finalizar, o pianista Roger Muraro.
O primeiro concerto do ciclo, a 21 de Dezembro, às 21 horas, é assegurado pela Remix Orquestra Barroca e Estúdio de Ópera, sob a direcção musical do maestro britânico William Lacey. Este concerto abrange todo o período Barroco até à afirmação plena do Classicismo, apresentando obras dos compositores Jean Philippe Rameau, Cláudio Monteverdi, Mozart e Haydn e diferentes géneros musicais – música sacra, repertório operático, sinfonias e danças de salão.
William Lacey, natural de Londres mas a residir em Berlim, é considerado um dos mais prometedores maestros da nova geração, com um repertório de abrange 400 anos de história da música, desde Monteverdi, nos primórdios do Barroco, até à actualidade.
No segundo dia, sexta-feira, 22 de Dezembro, a Orquestra e o Coro Gulbenkian apresenta um grande concerto de obras corais sinfónicas, dirigido pelo maestro Michel Corboz.
Duas obras marcantes preenchem o programa: “Salmo 42”, um dos mais comoventes momentos da música de Félix Mendelssohn-Bartholdy, e “Missa em Dó menor”, de Mozart, cujas belas e célebres árias encontram uma interpretação perfeita nas vozes dos solistas Ana Quintans (soprano), Katalin Halmai (soprano), Jan Kobow (tenor) e João Fernandes (baixo).
O ciclo de Concertos de Natal encerra a 23, com dois recitais às 11h30 e às 13 horas, nos quais o pianista Roger Muraro interpreta “Vingt Regards sur l’Enfant-Jésus”, de Olivier Messiaen, uma obra de elevada densidade musical e espiritual com uma duração que ultrapassa as duas horas.
Escritas na original e inimitável linguagem musical de Olivier Messiaen, estas vinte contemplações do Menino Jesus representam um aprofundamento metafísico das preocupações teológicas centrais do movimento da “Nouvelle théologie”, uma corrente de pensamento cristão franco-belga que propunha um regresso às fontes do Cristianismo primevo.
Roger Muraro é considerado um dos maiores intérpretes da obra deste compositor que o felicitou publicamente pela interpretação “absolutamente sublime desta obra tão difícil”. O pianista francês, de origem italiana, tem no seu currículo, entre outras distinções, o Primeiro Prémio do Concurso Internacional Franz Liszt de Parma (Itália, 1981) e o Grande Prémio do Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscovo (1986).
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