terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Monumental Aida de Verdi em Portugal



AIDA MONUMENTAL OPERA ON FIRE combina elevados padrões artísticos com uma fascinante apresentação em palco, fazendo desta opera um espectáculo de cortar a respiração. Aida, de Giuseppe Verdi, é uma das mais antigas histórias de amor.



CENÁRIOS/PROJECÇÕES PIER‘ALLI (SCALA DI MILANO)
DIRECÇÃO JOSEPH ROCHLITZMAESTRO WALTER HAUPTLEMBERG PHILHARMONIC ORCHESTRANATIONAL ACADEMIC CHOIR OF UKRAINE BALLET USTI NAD LABEMSOLISTAS: EUGENIA GARZA, LUDMILA MAGOMEDOVA, ILIA POPOV, IRINA BOSSINI A.O.
MAIS DE 300 PARTICIPANTES

Giuseppe Verdi (1813–1901), compôs a AIDA entre os anos de 1870 e 71.

Contudo, a guerra Franco-alemã viria a adiar a sua estreia, prevista para Setembro de 1870, mas que teria apenas lugar em 1871 e na Opera do Cairo.

AIDA marca também uma viragem na visão política de Verdi: o desprendimento que mostra num forte desejo pela morte, a resignação ao destino e o fim trágico dos personagens é por alguns entendido como um pressentimento dos desenvolvimentos políticos que se operavam na Europa.

Com uma crítica subtil às formas de organização social do antigo Egipto, Verdi explora-as enquanto reacções emocionais ao nível das interpretações bem como na própria música.

Esta ópera em quatro actos conta a história de um general egípcio, Radames, que se apaixona pela princesa etíope escravizada, Aida, apesar de se encontrar já comprometido com Amneris, a filha do Faraó.
A choque entre um amor apaixonado e os constrangimentos políticos terão como resultado o fim trágico desta história.

A Produção:

A equipa criativa em torno de Pier’Alli, Joseph Rochlitz e Simona Chiesa, coloca a sua atenção na combinação entre o amor e na metáfora ancestral do fogo na tradução para uma relação apaixonada.
Embora ancorada na tradição da opera italiana, esta produção apresenta contudo um conceito de palco distinto, combinando elaborados adereços e figurinos com projecções vídeo de Pier'Alli.

Dirigida por Joseph Rochlitz, criador de inúmeras produções de ópera em parceria com Hugo de Ana, colaborou também com reconhecidos realizadores de cinema como Ridley Scott ou Jim Jarmoush.

O conceito e design para os cenários, bem como todos os adereços e projecções de palco são da autoria do Italiano Pier'Alli que organizou e levou a cena várias produções de ópera no prestigiado Scala de Milão.

As suas colaborações estenderam-se ainda a salas como o Teatro la Fenice, em Veneza, A Vienna State Opera ou o Teatro Massimo em Palermo.

A direcção musical estará a cargo do maestro e compositor Walter Haupt, responsável igualmente pela direcção musical de CARMINA BURANA MONUMENTAL OPERA numa digressão mundial de grande sucesso durante mais de dez anos.

Walter Haupt foi também o fundador do mítico palco experimental da Bayerische Staasoper e como maestro dirigiu ainda a Orquestra Filarmónica de Munique, a Orquestra Sinfónica da ORF em Viena ou a Münchner Rundfunkorchester.

Simona Chiesa, a coreógrafa, trabalhou com Pier'Alli durante dez anos e, entre outras ocasiões, apresentou-se na Bienal de Zagreb com peças próprias.

A própria escolha dos solistas reflecte o nível artístico das novas produções da ART CONCERTS, que se traduzem em produções de opera de primeira linha; o papel de Aida é representado alternadamente pelas sopranos Ludmila Magomedova e a mexicana Eugenia Garza.

Ludmila Magomedova, tem vindo a actuar com a Staatoper Unter den Linden durante os últimos anos, representou com brilhantismo o papel de Aida ainda durante a sua passagem pelo Bolschoi de Moscovo.

Eugenia Garza pode recentemente ser vista ao lado Plácido Domingo e acompanhada pela Washington National Opera, numa representação de Zarzuela.

O papel de Radames será apresentado pelo tenor Ernesto Grisales, columbiano radicado em Espanha, que, entre outros, representou Radamés na Arena di Verona.

A Lemberg Philharmonic Orchestra, em tempos dirigida pelo maestro Kurt Masur, acompanhou, entre outros intérpretes, nomes como Rostropovitsch and Swiatoslav Richter bem como o Dumka National Academic Choir of Ukraine, um coro que ditou as tendências na Ucrânia sob a direcção do maestro Jewgeni Sawtschuk, inovando com as suas criações sonoras.

O Ballet Ensemble do renovado Czech Theatre Ustí nad Labem é também já conhecido do público, depois da participação em CARMINA BURANA MONUMENTAL OPERA.

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