Shakespeare em Cascais
O espectáculo “As Obras Completas de de William Shakespeare em 97 Minutos” estará em cena no Teatro Gil Vicente, em Cascais, de 26 a 30 de Dezembro (21H30), pela Companhia Teatral do Chiado, numa edição comemorativa de dez anos de digressão.
Quando Juvenal Garcês e Simão Rubim decidiram, numa visita a Londres em 1996, transportar para a cena lisboeta o espectáculo concebido por Adam Long, Daniel Singer e Jess Borgeson ― As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos ― estavam longe de imaginar que uma década mais tarde ainda a Companhia Teatral do Chiado (CTC) continuaria a esgotar plateias com tanto êxito.
Do conjunto de factores que contribuem para o sucesso desta peça destaca-se a mestria de condensar toda a monumental obra do dramaturgo numa série de sketches com hora e meia de duração.
A CTC assume que este é um espectáculo onde, fora Shakespeare e o público, só há um centro: os actores.
Os três actores ― Simão Rubim, Manuel Mendes e João Carracedo desdobram-se em dezenas de personagens, a velocidade vertiginosa, submetendo-se aos exigentes ritmos da comédia e da farsa, engolem tudo à sua volta: cenário (mínimo), adereços (deliberadamente pobres), figurinos (menos que simbólicos) e encenação, sobretudo a encenação!
As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos já são imagem de marca desta companhia que desenvolve um trabalho em que os actores estão em primeiro plano, o público é cúmplice dos actores e o êxito popular é compatível com padrões de qualidade artística.
Sem comentários:
Enviar um comentário