quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Decorações natalícias no Palácio da Pena

O Palácio Nacional da Pena apresenta, uma vez mais, as decorações de Natal – “Um Natal no Paço" –, evocando a introdução em Portugal da árvore natalícia, coroas do advento, enleios e festões festivos nesta quadra, por D. Fernando II que trouxe estes usos da Alemanha, em 1836.

Este ano foram decorados com motivos de natal a Capela, a Casa de Jantar, o Salão Nobre e as Cozinhas Reais.
Todavia, ao longo das dependências do percurso de visita existem decorações pontuais recordando esta quadra.

A Capela apresenta coroado o Retábulo do Altar-Mor pelo Presépio magnificamente talhado por Nicolau Chanterrene. Num dos altares laterais da nave vê-se outro presépio em biscuit, trabalho nacional do início do séc. XX, produção da Vista Alegre.

A Casa de Jantar evoca o espaço onde as refeições decorriam em ambiente de festa e onde a presença das romãs e os apontamentos em abeto se representam.

No Salão Nobre, o visitante pode apreciar o abeto de Natal decorado ao gosto de oitocentos, evocando a gravura desenhada pelo Rei-Artista onde podem ver-se os príncipes a receber os brinquedos entregues por S. Nicolau.
O Salão Nobre está ainda enriquecido com os presépios tão característicos no Natal num Paço português.

Nas Cozinhas Reais apresenta-se o Bolo-Rei, os frutos secos, as compotas, doces conventuais evocando a azáfama das cozinhas nesta altura do ano.

Ao longo de todo o percurso, o público ouve música natalícia dos principais compositores clássicos que compuseram trechos para esta quadra.

No pátio da cisterna, junto à entrada apresenta-se uma “Árvore de Natal com Imaginação” pensada pela artista plástica contemporânea Cristina Ataíde.

Estes eventos poderão ser visitados até 7 de Janeiro no horário normal das visitas (3as a Domingo das 10h às 17h, encerrando às 2as feiras, véspera de Natal, dia de Natal e 1 de Janeiro).

Sem comentários: