sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

TORA TORA Big Band preparam novo trabalho

A Tora Tora Big Band entrou em estúdio para gravar o segundo álbum de originais, a ser editado no próximo mês de Março pela Music Mob Records.

Ainda sem título, o segundo registo desta big band de afro-latin-jazz está neste momento a ser gravado nos estúdios Namouche e deverá estar pronto para a mistura final ainda em Dezembro.
A banda adianta as novidades para este novo disco, que anunciam como sendo ainda mais dançável do que o registo de estreia.
Vai contar com a participação de alguns convidados especiais, como Kika Santos dos Loopless ( na voz e composição de algumas letras), o guitarrista e vocalista moçambicano André Cabaço e a cantora Sílvia dos Hysteria Iberika.
O novo disco vai incluir ainda um ou dois temas remisturados por produtores ligados ao universo da electrónica e um tema especialmente dedicado a Lisboa, a cidade que inspirou a reunião destes doze músicos com seis nacionalidades diferentes.

Próximo concerto:
dia 21 de Dezembro (23h), 5ª feira, na Galeria Zé dos Bois.

Os Tora Tora Big Band formaram-se em 2001 impulsionados pela vontade do trompetista Johannes Krieger e o trombonista Lars Arens, dois alemães residentes em Portugal. O seu propósito era criar uma orquestra que tocasse música para dançar, recuperando o espírito das antigas Big Bands e simultaneamente acrescentando outros elementos e tendências sonoras como o Afro, o Arabic, o Latin e o Funk.

Doze músicos consagrados, reunidos numa consistente formação de metais e secção rítmica, criam uma palete sonora abundante gerada pelo intercâmbio geográfico e cultural dos seus elementos, disperso por territórios tão diversos como Portugal, Brasil, Alemanha, E.U.A., Dinamarca e Itália.

Editaram em Abril deste ano “TORA TORA”, um disco que reúne um repertório de oito temas originais e uma revisitação de “Afro Blue” de M. Santamaria. Um registo onde o Jazz se cruza com sonoridades dos quatro cantos do mundo, da África às Caraíbas, passando pelo Médio Oriente, pelo Brasil e Argentina. O álbum conta ainda com as participações do britânico Alban Hall (didgeridoo) e de João Gomes ( Spaceboys e Cool Hipnoise) nos efeitos “espaciais”.

Tora Tora Big Band tem levado esta efusiva combinação do jazz com ritmos caribenhos, brasileiros e africanos, numa verdadeira injecção de calor sonoro, em concertos e actuações ao vivo um pouco por todo o país.

Sem comentários: