domingo, 17 de dezembro de 2006

Concurso de Video do Inatel

Realizou-se pela primeira vez o Concurso de Vídeo do INATEL dirigido aos seus associados, para que ousassem contar as suas histórias, experiências e ideias através deste Meio Audiovisual. Com os temas “Livre” e “Gente da Minha Terra”, o Júri atribui os seguintes prémios:


TEMA LIVRE


1º Prémio



CSI – Cromos Sobre Investigação” de Mário Fortuna2006








Duração: 6 minutos
Formato: Mini-Dv
Sinopse: Pe e Drada são dois agentes de investigação criminal que desvendam os seus casos com recurso às últimas tecnologias e descobertas científicas. Mais uma vez são chamados para resolver um caso complicado: o assassinato de Mr. Croissant, e vários suspeitos são interrogados.
No entanto a surpresa é geral após a descoberta do verdadeiro criminoso.


2º Prémio


Cortina de Villutu” de Filipa Bravo Lopes2005







Duração: 12 minutos
Formato: HD – High Definition
Sinopse: Uma noite. Um corredor fechado em duas portas: de um lado, a pesada porta de madeira, do outro, a vermelha cortina de veludo. Seis pessoas, divididas pelo tempo e motivação, atravessam o corredor deste Teatro de Marionetas à “espera” da resolução: a venda (inaceitável) ou a ressurreição de um espaço prestes a perder a magia.


TEMA GENTE DA MINHA TERRA


Desfolhada Tradicional em Covelo de Arca” de Maria do Céu Ferreira2006







Duração: 13 minutos
Formato: Mini-DV
Sinopse:Covelo de Arca, aldeia serrana do Caramulo, pertence á freguesia de Arca, concelho de Oliveira de Frades. No dia 23 de Setembro de 2006, os jovens ladearam a Rua Principal de Covelo de Arca para ver passar seus pais que, de fatos tradicionais de trabalho, cantavam bem alto o passado para vestir um presente de festa mostrando aos avós o carinho e a alegria com que souberam guardar, preservar e recordar a riqueza das cantigas e tradições, que alegraram o dia a dia da sua mocidade.
O Povo deu as mãos e fez uma desfolhada tradicional bem á antiga.
Parabéns Povo de Covelo!
A cerimónia de entrega dos Prémios teve lugar dia 2 de Dezembro, no Teatro da Trindade, onde também foram exibidos os filmes vencedores.

Sem comentários: