terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Lisbon Village Festival 2007 - Estratégia






O Lisbon Village Festival é um festival de cultura digital que inclui o Village International D-Cinema Festival, o Village Lounge e o Village Art.
Cinema digital, after-parties e exposições.

Lisboa, 18 / 24 Junho 2007 - CINEMA E MUITO MAIS.



“Cinema e Muito Mais” é a assinatura do Lisbon Village Festival (LVF) para 2007.

Um conceito alargado, novas cores e um lettering diferente são agora o cartão de visita deste festival internacional de cultura digital, que terá em Junho a sua segunda edição.
A Laranja Mecânica - agência que criou a imagem do evento e desenvolveu a campanha da primeira edição – é também a responsável pela publicidade deste ano.

Enquanto a campanha do LVF 2006 tinha o seu foco no cinema digital - que funcionou como mote de apresentação do festival ao público pela primeira vez - a sua estratégia de comunicação para 2007 passa por uma abordagem mais abrangente.

Responde ao conceito do evento como um todo – cinema, artes plásticas/visuais e música – e fala directamente para a geração digital.
O objectivo foi “encontrar uma linguagem que corresponda ao ‘digital lifestyle’ promovido pelo Lisbon Village Festival”, diz o director Marco Espinheira.

As novas cores passam por tons como malva, carmim suave, lilás e anil - referenciados pelos especialistas em moda como a tendência para as colecções da próxima Primavera/Verão e o lettering adoptado é o estilo “Neuropol”, constituído apenas por maiúsculas.
No processo de pesquisa para a criação desta nova campanha, os criativos Luis Rainha (copy) e Armando Lopes (art director) explicam que o desafio foi “encontrar uma forma de assinalar a contaminação de toda a cidade de Lisboa pelo ‘espírito Village’ naqueles dias de festa”.
O anúncio que lhe apresentamos agora, em primeira mão, é exemplo dessa contaminação. Inovação, independência, actualidade, sentido de humor e solidez são alguns dos conceitos que o LVF pretende transmitir com a sua campanha de comunicação para a edição de 2007.


A campanha de publicidade vai abranger os meios imprensa, televisão, rádio e outdoor e começa a ser veiculada massivamente no início de Junho.
Desde Outubro, no entanto, que o Lisbon Village Festival tem levantado gradualmente a ponta do véu sobre esta nova campanha, com uma comunicação direccionada para públicos específicos, essencialmente ligados à indústria cinematográfica e aos patrocinadores.
Exemplo disso foi o desenvolvimento de um novo design para o site, a distribuição de um encarte sobre o evento na edição de Novembro da revista Marketeer e a criação de uma newsletter bilingue – o “Village Reporter” - enviada mensalmente, em suporte digital, para toda a rede de contactos do LVF.

Quanto à escolha da Laranja Mecânica para desenvolver a campanha do LVF 2007, Marco Espinheira comenta que, “além da agência ter feito um bom trabalho na primeira edição, conhece o projecto e está emocionalmente envolvida com ele”.
A dupla criativa, por seu turno, explica que esta parceria com o festival desde a sua estreia é gratificante “porque permite entrar na grande aventura que é afirmar Lisboa como cidade capaz de acolher as mais recentes tendências da cultura contemporânea”.
Por outro lado, “trabalhar com uma equipa exigente, mas capaz de dialogar e dar valor a contributos externos é muito bom”, sublinham Luis Rainha e Armando Lopes.

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