Mário Laginha na Casa da Música
[Ao Meio Dia // Suggia]
Domingo, 18 de Fevereiro
Solistas da ONP
12h00 Sala 2 10 €
A estreia mundial da versão para ensemble de violoncelos da obra “Sonata”, encomendada a Mário Laginha pela Casa da Música, e “Oito Canções dos Beatles” (“Day Tripper”, “And I Love Her”, “If I Fell”, “Michelle”, “The Long and Winding Road”, “Blackbird”, “Penny Lane” e “You Can’t do That!”), marcam o concerto do próximo domingo, 18 de Fevereiro.
Integrado nos ciclos Suggia e Ao Meio Dia, o concerto pelos Solistas da ONP é dirigido por José Augusto Pereira de Sousa que, como solista, usa o violoncelo Montagnana que pertenceu a Guilhermina Suggia.
Depois de ter sido estreada no Festival Música de Estrasburgo, a primeira versão da “Sonata”, com apenas um andamento, de Mário Laginha, sofreu um arranjo para ensemble de violoncelo, feito propositadamente para este concerto. Escrita inicialmente para violoncelo solo, a nova versão da obra passou a integrar quatro andamentos e tenta, de acordo com Mário Laginha, “ampliar algumas das ideias do original a solo, sem, no entanto, o modificar radicalmente”.
Este concerto inclui, ainda, obras de Joseph Bodin Boismortier (1689-1755), um dos primeiros músicos da história a viver exclusivamente da sua actividade sem depender de nenhum patrono, de Johann Pachelbel (1653-1706), compositor e organista alemão que se celebrizou graças a este genial Cânone em Ré, e de Georg Goltermann (1824-1898), o único compositor violoncelista contemplado neste programa e que fez digressões pela Europa enquanto solista.
As “Oito Canções dos Beatles”, Lennon e McCartney - “Day Tripper”, “And I Love Her”, “If I Fell”, “Michelle”, “The Long and Winding Road”, “Blackbird”, “Penny Lane” e “You Can’t do That!” - têm arranjos para violoncelo de Natalia Pikoul, Richard Tomes e Bernardo Sassetti.
Programa
Sem comentários:
Enviar um comentário