domingo, 12 de fevereiro de 2006

Ciclo Fidelidade/Infidelidade no Instituto Franco-Português

Nos próximos dias 13 e 14 de Fevereiro serão exibidos dois filmes do cineasta Claude Chabrol: La Femme Infidèle, com Stéphane Audran e Michel Bouquet e L'Enfer, com Emmanuelle Béart e François Cluzet, integrados no Ciclo Fidelidade/Infidelidade do Instituto Franco-Português.

Realizador, argumentista, produtor, actor, director artístico, Claude Chabrol nasceu em Paris a 24 de Junho de 1930.

Filho de farmacêutico Chabrol inicia-se no cinema aos 12 anos, como projeccionista, na garagem de uma pequena aldeia no departamento francês La Creuse, onde mantém um cineclube durante a guerra.

De regresso a Paris retoma os seus estudos de Direito e frequenta assiduamente as salas de cinema da cidade, onde vai encontrando alguns jovens, tal como ele, apaixonados da 7ª arte com quem irá participar na aventura da revista Cahiers du cinéma (1952-1957).

A sua primeira produção é o filme de Jacques Rivette, Le Coup du berger (1957) e em 1958 assina a sua primeira longa-metragem , Le Beau Serge.
Um filme em grande parte autobiográfico que obtém o Prémio Jean Vigo e conhece um bom sucesso entre o público e a crítica.
Le Beau Serge é considerado um dos filmes-chave da Nouvelle-Vague.

Em La Femme Infidèle, um filme de 1969, bem como em Le Boucher e Que la bête meure que realiza por essa data, Chabrol ajusta contas com a burguesia de província filmando histórias de crimes e de adultério, onde cada um se esforça por salvar as aparências mais que a virtude.

Dos policiais à adaptação de romances sucedem-se os filmes e as suas colaborações com grandes nomes do cinema francês (Belmondo, Isabelle Huppert, Michel Serrault, Philippe Noiret, Marie Trintignant, MichelBouquet) e com valores seguros de uma nova geração, como Benoît Magimel.

Emmanuelle Béart e François Cluzet são os actores que Chabrol escolheu para L'Enfer (1994), um filme que nos mergulha no inferno de vida em que se tornou a de Paul (François Cluzet), um homem bafejado pela sorte que gosta do que faz, tem uma esposa magnífica (Emmanuelle Béart), mas que pouco a pouco vai sendo torturado pelos ciúmes levando-nos com ele no turbilhão da sua loucura.

Em 2005 o conjunto da sua obra foi distinguido pelo Prémio René Clair.

Em 2006, com L'Ivresse du Pouvoir, oferece-nos um novo olhar acutilante sobre a actualidade, com o retrato de uma mulher manipuladora e manipulada, interpretada por Isabelle Huppert, aqui uma juiza de instrução.

Chabrol é um dos mais mediáticos realizadores franceses da sua geração.

13 de Fevereiro às 19h00
La Femme Infidèle de Claude Chabrol
Drama - 1969 - 98' - Versão original em francês, legendada em português
Com : Stéphane Audran, Michel Bouquet, Michel Duchaussoy, Maurice Ronet

14 de Fevereiro às 19h00
L'Enfer de Claude Chabrol
Drama - 1994 - 100' - Versão original em francês, legendada em português
Com : Emmanuelle Béart, François Cluzet

20 de Fevereiro
Marie-Jo et ses Deux Amours de Robert Guédiguian
Romance - 2001 - 124' Versão origial em francês, legendada em português
Festival de Cannes 2002

Institut Franco-Portugais
Av. Luís Bívar, 91
Lisboa

Sem comentários: