quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Exposição de Fotografia de Duarte Belo

Amanhã é inaugurada uma exposição de fotografia de Duarte Belo, pelas 18:00 na Escola Secundária António Arroio, em Lisboa.


Duarte Belo. licenciado em arquitectura, nasceu em 1968 em Lisboa. Começou a expor individualmente em 1989.
O artistas é o responásavel pela fotografia de “O Sabor da Terra” , obra em 14 volumes, editada em 1998, do historiador José Mattoso e da geógrafa Suzanne Daveau.

De sua autoria citem-se os títulos “Ruy Belo – Coisas de Silêncio” (2000) e “O leitor escreve para que seja possível”(2001), a partir de um poema de Manuel Gusmão.

O ano passado no âmbito de “Faro - Capital Nacional da Cultura” foi apresentado durante dois dias o seu livro em aprceria com o poeta algarvio “Geografia do Caos”, tendo paralelamente decorrido as exposições de sua autoria, “O Barrocal e a Serra do Caldeirão”, no Instituto Português da Juventude e, “Cortiça em São Brás de Alportel” no Museu do Trajo Algarvio.

A sua obra fotográfica integra colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.

O Pavilhão de Portugal na Expo'98 mostrou a região da Beira vista pela objectiva de Duarte Belo, fotografias que constituíram a exposição itinerante "Portugal – O sabor da terra". O trabalho de Duarte Belo privilegiou o património edificado - elementos arquitectónicos tradicionais e formas primitivas de ocupação- o que dá "um espaço à realidade complementar dos que ficaram à solidez do território que constitui sempre o porto de partida mas também o cais onde se regressa no fim da viagem", como escreveu bo texto do catálogo da exposição Simonetta Luz Afonso, comissária de Portugal para a Expo'98.

A exposição estará patente até ao próximo dia 24 na Galeria Lino António, na Escola Artística António Arroio (Rua Coronel Ferreira do Amaral).


Lino António que baptiza a galeria foi director desta escola de artes e artista plástico, nomeadamente aitor dos vitaris da Casa do Douro, em Lamego. Nascido em Leiria a 26 de Novembro de 1898. Abandonou o ensino aos 70 anos por imposição legal, continuando a dedicar-se à pintura, morrendo, vítima de um acidente vascular a 23 de Outubro de 1974.

Sem comentários: