sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Eurovison do Teatro de Praga na ZDB

Na Galeria Zé do Bois, no Bairro Alto, será reposta a peça Eurovision, de Pedro Penim e Martim Pedroso, hoje pelas 21.30h.

Após um mês de residência criativa na Galeria Zé dos Bois (ZDB), e tendo realizado apresentações no contexto do A8 Lab na Transforma; Pedro Penim e Martim Pedroso continuam com a peça Eurovision, dando continuidade à colaboração entre a ZDB e o Teatro Praga.

O que está em causa nesta produção do Teatro Praga é a ideia de tabuleiro de jogo: um jogo que garante o risco, onde se inventa um novo “Sims”, o jogo do Deus Todo Poderoso que ordena e comanda vidas alheias, um jogo onde nos podemos e devemos finalmente colocar, artística e geograficamente, um jogo para dois jogadores, a Europa e Eu.

Numa sala, propõem-se visões sobre um espaço linguístico e sobre um espaço performativo, mas ao mesmo tempo político, emocional, cultural, narrativo, sexual, tautológico...

Com Eurovision, é proposto um espectáculo multilingue a três tempos: Passado, presente e futuro; Imagem, Babel e discurso; quadro, fragmento e narrativa; Adão, Europa e razão; solidão, saliva e língua.
Um espectáculo de visão particular, um objecto tremendo como a Europa e ao mesmo tempo pequeno como um guilty pleasure.
Cada palavra proferida significará uma nova ordem mundial e voltar atrás (no jogo e na palavra) é o mesmo que desistir.
As fronteiras estão finalmente abertas, a partir do velho continente tenta-se a construção de uma narrativa, um concurso longo e viciado em que só o melhor (dos melhores) ganha.

A peça está em cena até 18 de Março todas as sextas e sábados pelas 21.30h e 23.00h.

Sem comentários: