quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Livro de Mari Alkatiri é agora lançado em Portugal

No próximo dia 16 pelas 18.00h será o lançamento, em Portugal, da 2ª edição do livro TIMOR-LESTE: O CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO da autoria de Mari Alkatiri, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Após o sucesso da 1ª edição, lançada em Dili a 26 de Novembro de 2005, que contou com a presença de Kay Rala Xanana Gusmão, apresentador da obra, de todos os membros do Governo da República Democrática de Timor-leste e de mais de 400 pessoas, o Primeiro-ministro, Mari Alkatiri, vem a Lisboa lançar a 2ª edição do seu livro, editado pela Lidel.

Esta obra é a compilação de alguns dos principais discursos que ilustram o trabalho desenvolvido pelo chefe do Executivo timorense desde 2001, momento em que, ao lado de Sérgio Vieira de Mello, assumiu funções de Ministro-chefe do II Governo de Transição até à actualidade, com o discurso de final do ano de 2005 e com os discursos de Xanana Gusmão.

Mari Alkatiri, o primeiro chefe do Executivo do mais novo Estado--nação do mundo, tem 56 anos e é pai de três filhos. Nasceu em Díli, onde aprendeu as primeiras letras e foi um dos fundadores da FRETILIN (Frente Revolucionária do Timor-leste Independente).

Deixou Timor-Leste em 1975, aquando da ocupação Indonésia e foi o responsável pela delegação da Resistência baseada em Moçambique.

Licenciou-se em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, tendo voltado a Timor-leste em Outubro de 1999.

Ocupou o cargo de ministro doa Assuntos Económicos no I Governo de Transição da UNTAET (Administração Transicional das Nações Unidas em Timor-leste) e, a seguir às eleições da Assembleia Constituinte, assumiu a chefia do II Governo Transitório.

Com a Independência do país, a 20 de Maio de 2002, tomou posse como Primeiro-ministro.

A apresentação do livro será da responsabilidade do Ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral e com prefácio do dr. Mário Soares.

“Timor-leste tem feito progressos notáveis em direcção ao desenvolvimento.
Desde que assumiu funções de Primeiro-ministro, Mari Alkatiri é o principal responsável pela marcha colectiva de um Estado que nasceu das cinzas.”


Após a Cerimónia do lançamento actuará a Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Vicentuna.

Sem comentários: