quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Recital do Estúdio de Ópera na Casa da Música

O Estúdio de Ópera apresenta no próximo dia 23 pelas 19h30 na Sla 2, um recital dedicado à produção vocal do Primeiro Barroco, período que remonta aos finais do século XVI e que inclui sobretudo repertório seiscentista.

O programa escolhido, Scherzi Musicali, contempla excertos de grandes mestres italianos da época, como Monteverdi, Caccini e Frescobaldi.

São exemplos de música palaciana, escrita para entreter as classes altas e a elite intelectual da época, que sabia como executar o repertório madrigalista, género próprio da Itália renascentista, em destaque neste concerto.

A reputada cravista holandesa Marieke Spaans acompanha o recital dos solistas do Estúdio de Ópera, recorrendo ao cravo e ao órgão.
Estes instrumentos foram escolhidos com o objectivo de fazer sobressair as diferentes expressões e sentimentos que transparecem no texto, conduzindo a contrastes interessantes, como o som agressivo do cravo seguido pelo som mais doce do órgão.
Laureada em várias competições, Marieke Spaans participa regularmente em festivais de música antiga e tem actuado nas mais prestigiadas salas de concerto da Europa.
Destaque ainda para a sua actividade enquanto professora, dando regularmente cursos de aperfeiçoamento na Holanda, Alemanha e Portugal, aos alunos do Estúdio de Ópera da Casa da Música.

O Estúdio de Ópera, criado no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, é um dos agrupamentos residentes da Casa da Música, constituído para dar o seu contributo na criação e divulgação do repertório operático nacional.

Programa: Scherzi Musicali (A voz no 1º barroco)












I

Giulio Caccini: Amarilli

Girolamo Frescobaldi: Se l’aura spira

Claudio Monteverdi: Quel sguardo sgegnosetto
Si dolce è’l tormento
Lamento di Arianna
Ohime ch’io cado

II

Claudio Monteverdi: Tornate, o cari baci

Girolamo Frescobaldi: Aria di passacaglia

Claudio Monteverdi: Voglio di vita uscir
Lettera amorosa
Pur ti miro, pur ti godo (L’incoronazione di Poppea)

Interpretação

Marieke Spaans - cravo e órgão

Ana Barros - soprano

Eduarda Melo - soprano

Inês Villadelprat - soprano

Liliana Sofia Coelho - soprano

Luísa Barriga - soprano

Brígida Silva - meio-soprano

Ricardo Ceitil - contratenor

Miguel Leitão - tenor

Job Tomé - barítono

Sem comentários: