sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

País Imaginário no Palco Oriental

Estreia hoje no Palco Oriental pelas 22.00h, o espectáculo de teatro País Imaginário.

Um espectáculo invulgar, onde um homem-estátua descreve os contornos e os costumes de um país imaginário, através dos seus olhos imóveis e da voz de alguns habitantes.

Trata-se de um espectáculo que procura reflectir sobre acontecimentos recentes do nosso quotidiano social e político, através de uma linguagem irónica e divertida.
Ao mesmo tempo, é um espectáculo de pesquisa teatral, onde a figura do homem-estátua articula a presença viva dos artifícios, pela imobilidade e pelos olhos pintados sobre as pálpebras.

«O nome deste país deverá permanecer no anonimato pois os segredos favorecem a imaginação e, assim, em vez de conhecermos este país como se fôssemos turistas, talvez seja possível habitá-lo por instantes reconhecendo, aqui e ali, um ou outro traço do nosso próprio país, aquele em que nascemos ou sentimos que renascemos, o sítio, o mais pequeno espaço que se abriu para nós quando nascemos, único e irrepetível, como uma semente para o seu pedaço de terra, e é por isso que as pessoas se lembram do caminho de volta, e do nome, outro nome igual ao nome que não digo, esse sim bem real e bem mais distante de qualquer fantasia.
Um país rodeado do mar que acaba na terra e de caminhos que acabam no mar, onde a circunstância de se chegar ali quase sempre por água dá a sensação de que é uma ilha, o que reforça ainda mais a sua natural inclinação para o mito de país imaginário.»

Texto e Interpretação: Pedro Manuel
Direcção de actor: Júlio Mesquita
Cenografia e Figurinos: Sara Franqueira
Confecção: Alda Pires
Sonoplastia: Filipe Esteves, Pedro Esteves
Vozes: Adelaide João, Júlio Mesquita, Ricardo Guerreiro
Produção: Pedro Manuel, Rita Conduto

Para mais informações contacte: Palco Oriental

Sem comentários: