Museu Abade de Baçal reabre ao público
O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, reabre ao público no próximo dia 15 de Dezembro, com as exposições Rituais de Inverno com Máscaras e João Vieira.
Caretos II, assinalando a conclusão do processo de requalificação e ampliação do edifício em que se encontra instalado, no antigo Paço Episcopal.
Inaugura-se assim um novo ciclo de vida para o Museu, agora dotado de duas salas de exposições temporárias, para além de um mais qualificado espaço de acolhimento ao público e de Reservas, tendo sido também reestruturada a sua exposição permanente.
O Museu passa a dispor de condições para uma oferta cultural mais diversificada aos públicos, quer na fruição mais estruturada do património da região, quer no acesso a conteúdos que poderão agora circular por aqueles novos espaços expositivos.
A exposição Rituais de Inverno com Máscaras homenageia um dos ícones mais poderosos da cultura transmontana, as Festas dos Rapazes, tomando como objecto as festividades do ciclo de Inverno no Nordeste Trasmontano, nas quais surgem personagens mascarados.
A exposição beneficiou de um levantamento sistemático traduzido na recolha de uma colecção para o acervo do Museu, no levantamento fotográfico no terreno, bem como de um levantamento vídeo que a acompanha e complementa.
O projecto foi coordenado cientificamente por Benjamim Pereira, que integrou o grupo fundador do Museu Nacional de Etnologia, e que nas décadas de 1960/70 realizou pesquisas e recolhas de terreno sobre as festividades de Inverno em Trás-os-Montes, sendo autor de Máscaras Portuguesas (MEU/JIU, 1973), obra de referência para o estudo desta tipologia da cultura material.
A exposição João Vieira.
Caretos II, reúne um conjunto de obras criadas entre 1982 e 1985, pertencentes, na sua maioria à série “Caretos”, realizada em torno da tradicional Festa dos Rapazes em Torre de D. Chama.
Ligando arte popular e arte erudita, João Vieira reconvoca(-nos) para a metaforizada celebração de ritos ancestrais.
Caretos II integra ainda registos fílmicos e um conjunto de máscaras teatrais que João Vieira criou, em 1986, também directamente inspiradas nas Festas de Inverno transmontanas.
Algumas dessas belas obras entram agora no Museu do Abade Baçal, graças ao trabalho desenvolvido pela Comissária da exposição, Sofia Lapa, em colaboração com o próprio artista.
As exposições são acompanhadas por catálogos que documentam as obras apresentadas. João Vieira. Caretos II dispõe ainda de um Guia Familiar através do qual se procura estimular o diálogo entre adulto e criança, no âmbito da experiência partilhada de visita a esta exposição.
Ficha da exposição: Rituais de Inverno com Máscaras
Data: 15 de Dezembro de 2006 a 15 Maio de 2007
Local: Museu do Abade de Baçal, Bragança
Comissariado: Benjamim Pereira
Organização: Instituto Português de Museus / Museu do Abade de Baçal
Legendas das Imagens
Máscara
Folha de zinco, pintada a branco, preto e vermelho, com a boca entreaberta e os dentes serrilhados.
Máscara, Vila Boa de Carçãozinho, Bragança, 34 X 17 cm, António José Fontenete.
© IPM/DDF, fotógrafo José Pessoa
Caretos II
Burro
1984
Poliuretano rígido e tinta
200 x 200 cm
Colecção do artista.
© IPM/DDF, fotógrafo José Pessoa
Sem comentários:
Enviar um comentário