terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

João Garcia escreve testemunho de coragem



MAIS ALÉM – DEPOIS DO EVERESTE
João Garcia
Colecção: Cadernos do Quotidiano

Um testemunho de coragem e determinação de quem não quer desistir.

Em 1999, João Garcia tornou-se o primeiro e único português a atingir o mítico cume do Evereste. Esta subida bem sucedida foi, no entanto, dramática: o seu companheiro de subida, o belga Pascal Debrouwer, sofreu uma queda, já na descida, à qual não sobreviveu e João Garcia sofreu graves queimaduras por congelamento que levaram à amputação de alguns dedos das mãos e dos pés. No ano 2000, após algum tempo de recuperação, João Garcia decidiu testar a sua capacidade física e emocional para continuar a fazer aquilo que mais gosta: escalar montanhas.

Depois de um regresso ao Evereste, para uma pequena homenagem ao seu companheiro falecido, um périplo pelas montanhas do Peru, Nepal, Paquistão e Antártica provou-lhe que está apto para continuar. Deste périplo nasceu um testemunho da coragem e determinação de quem não quer desistir.

João Garcia
Nasceu em Lisboa, em 1967. Aos 16 anos iniciou-se na escalada em rocha, na Serra da Estrela, passando à escalada em neve e gelo, nos Alpes. A subida ao cume do Evereste, o monte mais alto do mundo (8.850m), pisado pela primeira vez por Edmund Hillary e Tenzing Norgay, faz dele o único português a alcançar este feito sem recurso a oxigénio artificial. Para além do Evereste,
João Garcia, que pertence à elite do montanhismo mundial, já conquistou outros sete picos com altitudes superiores a 8.000m, um feito ao alcance de não mais do que 30 pessoas em todo o mundo.

Sem comentários: