sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Enigma de Luis de Matos na Guarda


Luís de Matos nasceu em Moçambique em 1970.


Despertou para a magia ainda em criança, aos 11 anos (já em Coimbra), fazendo o seu primeiro espectáculo, com apenas um número. Em 1986 recebe o prémio revelação no 7º Festival de Magia da Figueira da Foz, organizado pela Associação Portuguesa de Ilusionismo. Depois veio a televisão, o reconhecimento nacional e internacional. Luís de Matos é hoje o ilusionista português mais reconhecido e também o mais premiado a nível internacional (no início deste ano assinou um programa na TV espanhola).


Apresenta o espectáculo ENIGMA, no Grande Auditório do TMG, no próximo Sábado, dia 10 de Fevereiro, às 21.30 horas.


Em discurso directo, e ao longo de noventa minutos, Luís de Matos conduz a percepção de cada espectador através de um universo inexplicável. Cada momento de ilusão transforma-se, no subconsciente do público, em misteriosos enigmas, tão indecifráveis quanto, aparente e inquestionavelmente, reais.


ENIGMA é um convite ao sonho, um estímulo à imaginação. Considerar que o impossível não existe é, certamente, um excelente estado de espírito para melhor desfrutar da catadupa de experiências mágicas a que cada espectador se sujeita ao partir nesta viagem. Resultante de uma extraordinária mistura entre magia e humor, entre som e luz, entre o sonho e a realidade, este espectáculo é um verdadeiro ENIGMA que só cada espectador poderá decifrar.


Se não fosse ilusionista, Luís de Matos gostaria de ser realizador, pela relação próxima que tem com as câmaras, pelo prazer de actuar perante um público e vê-lo rendido à magia do momento. A sua carreira divide-se entre os palcos e a televisão; ambas as facetas são levadas com o mesmo empenho e com o mesmo gosto pelo ilusionismo. Foi a partir de 1990 que Luís de Matos iniciou a sua carreira televisiva. “Noite Mágica” e “Isto é Magia”, ambos transmitidos na televisão pública em horário nobre, trouxeram-lhe notoriedade e reconhecimento público.


No início deste ano, e após somar prémios nacionais e internacionais e até um recorde do Guiness, Luís de Matos chega também à televisão espanhola. “Shalakabula” foi transmitido durante 13 semanas consecutivas em quatro estações autónomas espanholas (a TeleMadrid, o Canal Nou, o Canal Sur Television e a TV Castilla-La Mancha).

Sem comentários: