quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Entrevista a Einstein


Uma mulher jovem entra num edifício numa cidade contemporânea da Europa central que o texto não identifica. Entra numa sala de espera onde uma dúzia de pessoas, com pastas e documentos, aguardam pacientemente. Constata que o seu relógio de pulso parou e ninguém é capaz de lhe dizer que horas são. Pouco tempo depois, é convidada a entrar noutra sala onde Albert Einstein está ocupado a tentar descobrir a equação que explica o universo. Ele não resiste ao charme da jovem e aceita responder às suas perguntas. Einstein parece estar habituado a receber visitas. Entre estas, Isaac Newton é certamente a mais assídua e argumentativa, tentando desesperadamente provar que Einstein está errado.

Para Einstein, esta jovem estudante é uma boa surpresa. Ela vem do futuro, o que prova que a humanidade ainda não se extinguiu. Juntos discutem a responsabilidade de Einstein na criação de armas nucleares. Einstein fala da sua vida pessoal, das dificuldades da fama, e dos seus sonhos, destruídos, de paz mundial. É um homem brilhante, espirituoso, simpático, mas melancólico e atormentado. Ao longo da entrevista, explora-se a contiguidade entre a interpretação científica e a interpretação filosófica do real.


Entrevista a Einstein é uma obra que alia o talento literário de Jean-Claude Carrière e a sensibilidade do cinéfilo à sua paixão pela Ciência. É uma viagem extraordinária pelo universo intelectual de Albert Einstein e um livro que torna conceitos complexos da Física e da Filosofia acessíveis ao público leigo.

Sem comentários: