quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Cerejal estreia na Comuna


Em cena de 10 de Janeiro até 17 de Fevereiro (de 4ª a Sábado às 22h) na "Sala Novas Tendências" do Teatro da Comuna.
SINOPSE: Três personagens que se reencontram, confrontando-se com memórias, projectos e vontades, gerando diferentes zonas de tensão e conflito. Três personagens que nos mostram tentativas falhadas de inscrição num presente (que para uns está agarrada ao passado que já não existe e para outros a um futuro que nunca existirá) criando-se assim um espaço de esvaziamento e inacção. Três monólogos, confrontados constantemente com a tentativa de dialogar com o outro.


NOTA DE INTENÇÕES: Esta será a nossa nona criação enquanto projecto teatral.

Nestes dez anos de trabalho tentámos sempre experimentar a construção de criações que consolidassem uma linha artística pautada pela procura de um teatro onde temas marcantes fossem (re)interpretados pelos nossos olhos.

Neste percurso recorremos a textos contemporâneos, mas também temos procurado espaço para trabalhar sobre autores clássicos.

Pretendemos, nesta fase do nosso percurso, continuar a desenvolver projectos de (re)interpretação dos textos clássicos.

Buscamos com isto uma reinvenção do teatro que recorre a textos clássicos, não para repor o que originalmente foi criado, mas sim para que, através deles, sejamos capazes de criar composições cénicas e textuais originais.

Não nos pretendemos preocupar com o intuito de "servir" o texto, uma vez que este já foi genialmente reproduzido, desde a sua criação até aos nossos dias.

Sentimos que nos é dada a possibilidade de transpô-los para um universo por nós criado, recorrendo a eles para falar de nós enquanto criadores e da nossa realidade.

Por este motivo, quando trabalhamos sobre estes textos, procuramos (re)escrevê-los no sentido de os aproximar a universos que queremos criar.


Propomos com o projecto Cerejal fazer uma reconstrução textual original, a partir do O Cerejal de Anton Tchekov, um texto magnífico que pertence ao grande repertório da dramaturgia do teatro moderno.


Nesta produção, optamos novamente por não fazer na íntegra este texto, pois o objectivo será partir dele para reinventar um espectáculo que o manipula. Aqui o texto, as personagens e as suas relações serão (re)criadas através de cortes e colagens dos diálogos originais.

CEREJAL Anton Tchekov


Encenação: Francisco Salgado


Direcção de produção: Nuno Ricou Salgado


Actores: Mia Farr e Wagner Borges


Tradução: Paula Seixas


Cenografia: Ana Limpinho


Figurinos: Tânia Franco


Espaço Sonoro: Marco Franco


Assistência de Cenografia: Carina Amaro


Design: Gráfico: Pedro Bacelar


Produção: Procur.arte

Sem comentários: