segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Marina Ribeiro expõe na Sala Zé Penicheiro do CAE







"A inspiração busco-a na paisagem. A paisagem, dantes um mito visual, desperta agora para a imaginação segundo um horizonte inteiramente novo de fenómenos, relações e técnicas. A descoberta da paisagem significa uma descoberta da natureza ao mesmo tempo que a descoberta do inconsciente, da sensação, da emoção a qual envolve a implicação subjectiva dos processos de representação e de expressão. A paisagem transforma-se na imagem da vivência dos homens, nos pontos altos e baixos. É a confusão a tentar orientar-se. Como que pego num elemento natural, a "árvore", e retrato a vida quotidiana aos meus olhos, chegando a criticar a sociedade. Comparo a vida da natureza, da floresta, com a vida da sociedade, no crescimento, na pureza e na morte, no incêndio, na catástrofe... no fim.
Influência da Pop Art. A Pop Art com as suas imagens normativas, disciplinadas e disciplinadoras são retrato da sociedade de hoje, o conceito de reprodução que nos invade a que tiro proveito e critico. A essa imagem junto técnicas diferentes, mais livres, expressivas, em que a conjunção leva à evolução da minha pintura, havendo um aperfeiçoamento da técnica. É a sobreposição da imagem fotográfica, serigráfica, do consumismo, com a pintura expressiva, com o mundo natural. Árvores artificiais que se movimentam, alusão a uma dupla dimensão de espaço, pela sobreposição. A arte e a fotografia constituem este circuito de investigação e registo das imagens no qual se inscreve a tensão existente entre natureza e sensação, entre experiência e interpretação, entre percepção e representação. É o mundo artificial a impor-se ao mundo natural." ( Marina Ribeiro)






Formação Académica: 2001/2006 - Licenciatura em Pintura na Escola Universitária das Artes de Coimbra, ARCA EUAC, com a média final de 14 valores.






Exposições: 2004 - Pintura Escultura - Novos Artistas - Galeria 1*7*3 Proposta Única, Coimbra; 2005 - Participação no evento "Acreditar Arte" - Praça da República, Coimbra; 2005 - Exposição Colectiva Alunos Pré Finalistas ARCA EUAC - Café Santa Cruz, Coimbra; 2005 - Exposição Colectiva Alunos Finalistas de Pintura ARCA EUAC - Salão Brasil, Coimbra; 2005 - Sala de Exposições ARCA EUAC, Coimbra; 2006 - Alunos Finalistas de Pintura ARCA EUAC - Galeria Por Amor à Arte, Porto; 2006 - Presença na CIC (Pavilhão Albuquerque e Lima) com Pintura em directo por novos pintores de Coimbra; 2006 - Exposição individual, Galeria Albuquerque e Lima, Coimbra; 2007 - Exposição Colectiva, Auditório da Bertrand, Centro Comercial Dolce Vita, Coimbra;

Sem comentários: