sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Sequeira Costa toca em Carnaxide


O pianista Sequeira Costa vai realizar um “Recital de Ano Novo”, no dia 13 de Janeiro de 2007, às 21H00, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.


A entrada é livre.

Do Programa, constituído por duas partes, fazem parte: Sonata op.13 (Patetica) em 3 andamentos, de Beethoven; 3 Estudos / 2 Valsas / Polonaise, de Chopin; Catedral submersa, de Debussy; Marcha dos Gibaros, de Gottschalk; Tango brasileiro, de Nazareth; e Lenda de S. Francisco caminhando sobre as ondas, de Liszt.

Sequeira da Costa nasceu em Luanda, em 1929.

Desde tenra idade que recebeu formação musical ao mais alto nível.

O seu primeiro professor, José Vianna da Motta, foi o último discípulo de Franz Liszt.


Transportando consigo uma herança musical, Sequeira da Costa continuou a expandir o seu conhecimento estilístico, estudando as escolas alemã e francesa com Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Fevrier.

Em 1951, este pianista recebeu o Grand Prix de Paris no Concurso Internacional Marguerite Long.

Foi posterioremente convidado por Dimitri Chostakovsky para julgar o primeiro Concurso Internacional Tchaikovsky, ao lado de Richter, Kabalevsky, Khachaturian e Gilels.

Como o mais jovem membro do júri na história da competição, era apenas alguns anos mais velho do que o famoso vencedor, Van Cliburn.

Sequeira da Costa concilia a sua carreira de professor na Universidade de Kansas (desde 1976) com a realização de digressões e actuações nos mais importantes palcos internacionais, além de fazer parte de júris em prestigiados concursos.


Sem comentários: