terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

A secreta portuguêsa


A ameaça real do terrorismo islâmico no nosso país, o perigo causado pelo crime organizado global, o tráfico de armas e estupefacientes cada vez mais sofisticado, as redes de máfia chinesa impenetráveis, a manipulação do bilhete de identidade nacional por falsificadores de todo o mundo, ou a omnipresença da corrupção numa sociedade cada vez mais dominada por interesses são alguns dos temas postos a descoberto pelo jornalista e escritor José Vegar que trabalha esta área há vários anos.


Baseado numa investigação rigorosa com mais de uma década, este livro apresenta pela primeira vez a realidade oculta dos serviços secretos portugueses. As ameaças que investigam, os métodos de pesquisa e análise utilizados, o modo como se movimentam no terreno e com que riscos se defrontam os seus operacionais.

José Vegar é jornalista profissional desde 1989. Trabalhou nos jornais Semanário, Expresso, 24 Horas, Independente e Tal e Qual, e colabora actualmente com o Jornal de Negócios e as revistas L'Arte e Meus Livros.
Em 2002, foi galardoado com o Grande Prémio «AMI – Jornalismo contra a Indiferença». Em 2000, recebeu o Grande Prémio Gazeta, e no mesmo ano, os prémios «Jornalismo e Direitos Humanos» e prémio «SAIS – Novartis Portugal». Em 1997, é considerado o Jornalista do Ano. Em 1993, é-lhe atribuída a Menção Honrosa do Clube de Jornalistas e, em 1992 a Menção Honrosa do Clube Português de Imprensa. O Prémio Literário DN Jovem/ CNC é-lhe concedido em 1987.

Sem comentários: