domingo, 7 de janeiro de 2007

Francisco José Viegas em Famalicão

O escritor e jornalista Francisco José Viegas, actual director da Casa Fernando Pessoa, é o protagonista da próxima sessão da iniciativa "Noites da Escritura Pública -Depósito Legal", que irá decorrer na próxima quarta-feira, dia 10 de Janeiro, pelas 21h30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. O convidado, que abordará o tema "Deixem-me Comer Isto", será a figura principal de uma iniciativa que pretende discutir a literatura de forma informal e descontraída, intercalada com momentos musicais, de vídeo e de poesia.


Vencedor do Grande Prémio Romance e Novela 2005, um galardão da Associação Portuguesa de Escritores (APE), pelo romance "Longe de Manaus", seleccionado entre 90 obras concorrentes, Francisco José Viegas nasceu em Vila Nova de Foz Côa, a 14 de Março de 1962.

Viveu no Douro (Pocinho) e Chaves, antes de se mudar para Lisboa, onde estudou.Foi professor na Universidade de Évora, que abandonou para se dedicar ao jornalismo e à edição.

Sobremaneira conhecido pela responsabilidade e apresentação de programas de televisão e rádio para divulgação dos livros e seus autores, Francisco José Viegas - que é autor do blog A Origem das Espécies, em http://origemdasespecies.blogspot.com -, é sobretudo um escritor versátil que já publicou obras de divulgação, de poesia, romances, contos, teatro e relatos de viagens. Das suas obras literárias destaque para "Longe de Manaus", "Lourenço Marques" ou "Metade da Vida". A sua presença nas "Noites de Escritura Pública" permitirá ao público um contacto privilegiado com uma das figuras mais incontornáveis da cultura portuguesa actual.
A iniciativa contará ainda com as presenças de Marco Oliveira, no Vídeo; Filipa Leal, na Conversa; Isaque Ferreira, João Tiago Martins e Anabela Guimarães nas leituras e Blandino na performance musical.
Recorde-se que as "Noites da Escritura Pública / Depósito Legal" é uma iniciativa promovida pela Casa das Artes, que tem como objectivo abordar diversas obras literárias, em particular, e a própria literatura, em geral, de forma leve e agradável, em jeito de uma conversa trivial.
A iniciativa contou já com a presença de diversos autores nacionais, como por exemplo, o vocalista de grupo "Mão Morta", Adolfo Luxúria Canibal, que ainda recentemente esteve em Famalicão, com o tema "Abaixo de Braga".

Sem comentários: