quarta-feira, 20 de setembro de 2006

1ª Festa de Teatro Amador da Malaposta

1ª FESTA DE TEATRO AMADOR DA MALAPOSTA

Por Falar em 1ª Mostra de Teatro Amador da Malaposta

AMA DOR TEATRO AMA DOR AMA

"Ao Programar para a Malaposta a 1ª Mostra de Teatro Amador quis tão-somente abrir mais um Espaço, a juntar aos (ainda poucos) já existentes, de divulgação do Teatro Amador. Tenho para mim que o Teatro Amador é potencialmente um baú de troca de conhecimentos e de humildes dádivas, um espaço de convívio onde o crescimento humano se desenvolve em cada segundo roubado aos espaços de tempo livres, arrancados ao sono de quem no dia seguinte se levanta cedo para mais um dia de trabalho. Sei que poucos conhecem, o esforço e o tributo dos que fazem Teatro Amador, mas sei também que são alguns, e em lugares de decisão, que teimam em não querer ver nem conhecer a importância vital e as potencialidades sociais e culturais deste Teatro. Pois que desconheçam. Lamento!

(...)

Ao Organizar esta 1ª Mostra no Espaço a que decidimos chamar MALAPOSTA Uma Casa Com Arte, queremos deixar-vos uma simples mensagem: ESTE será para vós, um local privilegiado de apoio sempre que nos for técnica e humanamente possível.

Com o Teatro de Amadores a correr-nos no sangue estou certo que a Cultura se torna mais rica e participada.(...)

Manuel Coelho

Director Artístico

Programa de 21 a 24 de Setembro 2006

  • 21/09/2006, 21:30h - Sala Experimental

Farpas Teatro

Três Mulheres

eu não sou eu
poesia dramatizada

Sinopse

três mulheres deambulam pela cidade e perdem-se no vazio da multidão.

três rostos invisíveis mergulham na velocidade, com o desejo de que algo mude naquela fracção de segundo, entre o mergulho e o retorno à superfície.

o encontro pela palavra e pelo corpo é o caminho encontrado.

e eis que começa a fábula.

  • 22/09/2006, 21:30h - Sala Experimental

In Acto

"Rosa Tatuada" de Tennessee Williams

Sinopse:

Em "Rosa Tatuada", existe duas figuras principais, uma a viúva, Serafina Delle Rose, que, após a morte do marido, se enclausura, na sua casa, morrendo para um mundo em que Rosa, a filha, surge como a única ponte com os outros e o seu ex-marido, Rosário, um homem que adorava com todas as suas forças, um "barão" Siciliano, símbolo de força, beleza e virilidade triunfantes. Todavia a sua sombra paira na casa em que a urna com as suas cinzas se encontra em lugar dominante ao lado da Madonna venerada por Serafina e onde a cama, onde celebravam cada noite os rituais de comunhão de um amor exacerbado, é vista pela viúva como um autêntico altar. Quando, pela primeira vez, Álvaro Mangicavallo, camionista com um impressionante físico e extraordinariamente parecido com Rosário, lhe entra casa dentro, é Díonisios reencarnado que surge em todo o seu esplendor anunciado de um novo e mais feliz renascimento.

  • 23/09/2006, 21:30h - Sala Experimental

Grupo Ajitar

"Haja Idanha" Criação Colectiva

Sinopse

"Representar Idanha sem palavras. Com gestos, emoções. Com acções mas sem mais nada, sem compromissos: Que esta Idanha com que se vive é a mesma com que se sonha. Dizer bem, dizendo mal. Dizer mais ou menos, dizendo, nada e a mesma com que se sonha é a mesma com que se acaba. Aqui." Nuno Pino Custódio

  • 24/09/2006, 17:00h -Auditório

Gat Taveiro

"O Sentido da Vida" uma comédia de Emílio Boechat.

Encenação: Hugo Gaspar.

Sinopse

Consta da junção de 8 quadros com temas filosóficos ligados pelo mote A MORTE VISITA O TEATRO. Assim, temos um encontro entre Moisés, Deus e o Diabo, filósofos pré-socráticos que se perfilam para uma ida ao teatro, uma aula de Platão aos seus discípulos e uma viagem de dois hippies da década de 70 ao mundo da droga. A Morte surge durante a encenação de uma peça de teatro, com o intuito de ceifar a vida do actor que interpreta o papel de apresentador.

Sem comentários: