quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Ciclo Internacional de Jazz 2006 em Oeiras

GRANDES NOMES DO JAZZ EM OEIRAS


O Trio Mário Laginha, o Carolyn Leonhart Quintet e o Jeremy Pelt Quartet vão actuar em Oeiras no Ciclo Internacional de Jazz 2006, que pretende fazer ouvir músicos/compositores das mais jovens gerações com trabalho reconhecido pela crítica e pelo público.
Os espectáculos terão lugar, de 28 a 30 de Setembro, às 22H00, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, localizado no Centro Cívico de Carnaxide.

Os primeiros a subirem ao palco, no dia 28, são os portugueses Mário Laginha (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria) que constituem o Trio Mário Laginha.

Mário Laginha, pianista e compositor, é por muitos considerado como sendo um dos músicos portugueses mais talentosos e inovadores. Tocou e gravou com Maria João, Wayne Shorter, Ralph Turner, Django Bates, Trilok Gurtu e Julian Arguelles, entre outros. O seu estilo único, fora do vulgar, reflecte-se no seu CD “Hoje”.

Ao longo da sua carreira já teve a oportunidade de compor para a NDR Big Band, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica do Porto, a Orquestra Filarmónica de Hannover e para o Grupo de Percussão Drumming. Enquanto pianista tem trabalhado em duo com Bernardo Sassetti, e igualmente com Pedro Burmester.

Segue-se, no dia 19, o Carolyn Leonhart Quintet, proveniente dos Estados Unidos da América.
Neste espectáculo Carolyn Leonhart, reconhecida cantora de Jazz da actualidade, far-se-á acompanhar por Wayne Escoffery (saxofones tenor e soprano), Orrin Evans (piano), Hans Gladwischnig (contrabaixo) e Donald Edwards (bateria).

Filha de mãe cantora (Donna Leonhart) e pai contrabaixista (Jay Leonhart), Carolyn cedo se mostrou uma talentosa cantora.
Aos 16 anos, já se apresentava no famoso clube Blue Note, de Nova Iorque, no grupo do seu pai.
Diz ela que, hoje em dia, continua a sentir-se inspirada pela música de Miles Davis, John Coltrane, Woody Shaw e Wayne Shorter. O irmão, Michael Leonhart, é trompetista e pianista. Foi ele quem a convenceu a estudar canto e composição na famosa Eastman School of Music, onde viria a formar-se.
Premiada no Concurso Internacional Thelonious Monk, Carolyn apresentou-se pela primeira vez na Europa, com músicos suíços, em 1998, com os quais gravou em 2000. Volta em nova digressão em 2004, desta vez na companhia de Al Jarreau. Nesse ano gravou o seu quinto disco, “New 8th Day”, com o quarteto que a acompanha em Oeiras, que inclui várias composições para as quais escreveu letras originais.

Por último, no dia 30, actuará o Jeremy Pelt Quartet, também dos EUA, constituído por Jeremy Pelt (trompete), Frank Locastro (piano), Vicente Archer (contrabaixo) e Eric McPherson (bateria).

O trompetista Jeremy Pelt foi classificado pelos críticos da revista “Down Beat” na categoria de “rising star” em 2006.


Jeremy chegou a Nova Iorque em 1998, após se formar na Berklee College of Music.
Estreou-se na Mingus Big Band e nos últimos anos tem tocado com inúmeros nomes famosos do jazz como Frank Wess, Jimmy Heath, Frank Foster, Nancy Wilson e Cedar Walton.
Participou em mais de 30 CD, quatro deles como líder. “Identity”, de 2005, é um disco que recebeu elogiosas críticas. Mas já em 2003, no CD “Close to my heart”, Jeremy mostrava ser um inspirado solista e excelente compositor.


Bilhetes à venda na Loja da Câmara Municipal de Oeiras do Oeiras Parque, das 11H00 às 20H00 e no Auditório Ruy de Carvalho nos dias dos espectáculos, a partir das 18H00 e até ao final das actuações, com excepção de dia 30 que encerrará às 22H00.
Outros locais de venda: FNAC, Lojas de viagens ABREU, http://www.ticketline.sapo.pt/ (Reservas/Informações: 707 234 234)

Sem comentários: