sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Do Rio para Portugal com Ponto de Equilibrio


A banda Ponto de Equilíbrio, actua pela primeira vez em Portugal, surgiu no final de 1999, no Rio de Janeiro, com a proposta de conscientização através da linguagem do autêntica reggae rastáfari.

No ano seguinte, o grupo gravou o primeiro CD, contendo as músicas “Árvore do Reggae”, “Lágrimas de Jah”, “Rastafará”, “Odisséia na Balilônia” e uma versão própria de “Soul Rebel”, de Bob Marley.

O segundo CD foi gravado em 2003 e contou com 10 faixas, sendo este o embrião do álbum “Reggae a Vida com Amor”, que a Deckdisc lança e distribui para todo o Brasil.

As músicas “Aonde vai Chegar? (Coisa Feia)”, “Ponto de Equilíbrio”, “Poder da Palavra” e “Só Quero o que é Meu” agradou em cheio os fãs de reggae e popularizou a banda em escala nacional.

Nos últimos 10 anos, o Brasil conheceu um alicerceamento do reggaeenquanto música popular.

Não falo do reggae tocado aqui ou acolá, dentro do repertório de alguns expoentes da música brasileira como Gilberto Gil, Caetano Veloso ou Alceu Valença, mas quero citar a música Reggae feita por defensores muito mais enraizados nas suas possibilidades sonoras e culturais.

Neste bojo, vimos chegar Natiruts, Cidade Negra e até mesmo o Skank.

Mas com o tempo, tanto o público quanto a maneira de tocar de alguns músicos foram se especializando no género e é por isto que o Ponto de Equilíbrio, banda de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, merece realmente um destaque. Os seus músicos, conseguem, através de uma paixão cada vez mais próxima à cultura jamaicana, transcender ao lugar-comum das bandas do género que se espalham pelo mundo fora.

Hoje, o Ponto de Equilíbrio atinge uma sonoridade ao vivo e nos discos equivalente às melhores bandas dos anos 70, com influências de dub, nyabinghi e até mesmo de samba, o ritmo mais pulsante do bairro onde a banda se baseia.

Nos textos, a banda passeia pelo rastafarinismo para se aproximar de outras filosofias da cultura negra, que a diáspora africana acrescentoutão fortemente para diversas etnias e culturas ocidentais.

Logo, Reggae a Vida com Amor, óptimo álbum de estreia, abre os trabalhos com um dos maiores hits do reggae brasileiro, “Jah Jah MeLeve”.

Quem ainda não ouviu nos shows vai ouvir o CD e sair cantando o refrão, quase impossível de não memorizar.

Outra faixa que eu destacaria, já um hit entre os fãs e primeira música de trabalho, chama-se “Aonde vai Chegar? (Coisa Feia)”.

Para mim,tem uma métrica e um desenrolar de história muito parecida comalgumas canções e crônicas do partido-alto (samba), como o clássico“Falador Passa Mal”, do Originais do Samba.

Isso mostra que o samba influenciou o Ponto de Equilíbrio não só em algumas passagens rítmicas, mas também na configuração temática.

A canção “A Nossa História” se destaca pelo arranjo criativo que começa com um nyabinghi bem melodioso e deságua num rocksteady. A música que dá nome à banda ou vice-versa é um Reggae Roots bem melódico, com uma frase que vale a pena ser lembrada: “Do que valem os dreads se as palavras são em vão?”.

Em uma época de“Freak Dreads” esta letra é no mínimo curiosa.

Para finalizar, a música“Ame sua Missão”, com uma letra consciente e um reggae bem arrastado, com uma tendência para o dub feito por quem conhece. Vale a pena conferir este novo trabalho, que já é uma referência do reggae brasileiro. Marcelo Yuka

Em Abril de 2004, o Ponto de Equilíbrio alcançou o CD de Ouro com este segundo álbum, um dos discos independentes mais vendidos no Brasil (50 mil cópias).

Em cada show, o grupo foi conquistando um público cada vez maior e mais fiel.

O conteúdo das letras denuncia as desigualdades sociais geradas pelo sistema capitalista, alerta para um chamado espiritual de amor, verdade e justiça e mobiliza o povo na luta por seus direitos.

O nome Ponto de Equilíbrio resume o objetivo dos integrantes do grupo: o equilíbrio entre o céu e a terra, o positivo e o negativo, o bem e o mal; todos são faces da mesma moeda e estão opostos porque assim se harmonizam.

“Esse é o ponto que todos nós buscamos e para onde todos retornaremos, quando for terminada nossa missão nessa vida”, explica a banda.

Veja algumas actuações da banda clicando aqui.

Sem comentários: