sábado, 23 de setembro de 2006

Festival de Cimema Gay e Lésbico de Lisboa



Na noite passada o público teve oportunidade de assistir a uma das melhores curtas metragens colocadas a concurso, "Comme un Boomerang", logo seguido de uma, muito boa, longa metragem israelita " Good Boys".

Em "Comme un Boomerang", Paul é confrontado com um sentimento de abandono da pessoa que ele ama, Miguel. Mas será que o seu medo é justificado ou é simplesmente a sombra de uma ferida antiga?!

Decerto que os homens traem.
Decerto, o amor é uma ilusão alimentada pelo desejo.
Decerto, (grande parte das vezes) terminamos sós...

Esta curta metragem de 26m, realizada por Nicolas Beviére, mostra bem o que se pode fazer quando se ama, verdadeiramente, alguém.

Quem não teve oportunidade de ver ontem , poderá ver hoje pelas 23.30h nas Sala 4 do Cinema Quarteto.




Em "Good Boys" de Yeladim Tovim, é-nos contada a história de dois prostitutos, o seu dia a dia,o seu percurso na angariação de clientes.

Meni , um jovem de 17 anos, veste sempre as melhores marcas, gosta de cinema e de música. Tem um filho, fruto da sua ligação fortuita com uma prostituta toxicodependente.
Conhece Tal numa noite, num bar que frequenta, onde o cliente de Tal pede a presença de Meni para o "serviço". Como o cliente era apenas voyeur, começou a criar-se uma empatia forte entre os dois.


Após abandonarem a casa do cliente, Tal convida -o para ir a sua casa e passam a noite juntos, sem qualquer cena de sexo, e a partir daí pensam que a sua vida poderá ter um novo significado.
No entanto será suficientemente forte para alterar um estilo de vida que é o único que até aí ambos conheceram?

No dia seguinte decidem combinar um novo encontro, à noite numa discoteca de que ambos são clientes assiduos.

Mas esse encontro não terá lugar dado que Tal é interpelado por um homem que o força a ir com ele para casa.
Já em casa do "cliente" Tal percebe que o homem é policia e que é um intermediário entre pessoas da politica e de outras pessoas de estatuto elevado na sociedade.

Tal, depois de se "livrar" do "cliente" vai à procura de Meni, tanto no bar como em casa dele, mas sem sucesso.

Acontecimentos inesperados, desencontros angustiantes, o sentimento mútuo de que algo iria mudar nas suas vidas se se voltassem a encontrar, mas a negação permanente desse reencontro, deixam-nos uma sensação de frustração e sobretudo de injustiça cometidas contra dois seres que o que mais querem é amar e serem amados.

O enquadramento social do filme dá-nos uma perspectiva, ligeira embora, duma parte da sociedade israelita que não é aceite pela restante embora alguns ligados ás autoridades policiais dela beneficiem.

Para ver o trailer de "Good Boys" clicando aqui.

Um filme que será de novo exibido hoje pelas 21,30 na Sala 4 do cinema Quarteto.

Um filme que sugerimos que "não perca".

Sem comentários: