quinta-feira, 28 de setembro de 2006

World Press Photo e Prémio de Fotojornalismo

O Centro Cultural de Belém volta a acolher a World Press Photo 2006 e o Prémio Fotojornalismo VISÃOBanco Espírito Santo numa exposição única, onde dezenas de imagens retratam os momentos mais marcantes de 2005 e o que de melhor se faz em fotografia para imprensa a nível internacional e nacional.

O júri internacional do 49º concurso anual da World Press Photo elegeu a fotografia a cores do fotógrafo canadiano Finbarr O'Reilly, da Agência Reuters, como a imagem World Press Photo do ano 2005.

Tirada em Tahoua, a 1 de Agosto de 2005, a fotografia mostra os dedos emaciados de uma criança de encontro aos lábios da sua mãe num centro de alimentação de emergência no noroeste do Níger.

Uma praga devastadora de gafanhotos e a pior seca das últimas décadas deixaram milhões de pessoas sem alimentos naquele estado africano.

O presidente do júri, James Colton, descreve assim a imagem vencedora: "Esta fotografia persegue-me desde que a vi pela primeira vez. Permaneceu na minha cabeça, constante, mesmo após ter visto os milhares de outras fotografias a concurso. Esta imagem tem tudo - beleza, horror e desespero. É simples, elegante e comovente."

Este ano, 4.448 fotógrafos profissionais de 122 países submeteram 83.044 imagens a concurso. As sessões do júri decorreram em Amesterdão de 28 de Janeiro a 9 de Fevereiro e foram totalmente digitais.

Nesta 6ª edição, o Prémio Fotojornalismo VISÃO/Banco Espírito Santo foi atribuído a Pedro Correia do Jornal de Notícias, na categoria de Reportagem, com uma imagem que retrata a tristeza e comoção durante o funeral de um agente da PSP, morto na Amadora, a 20 de Março de 2005.

Os outros vencedores por categoria foram Luís Ramos em "Vida Quotidiana", Leonel de Castro em "Notícias", Bruno Simões em "Retrato", Paulo Cordeiro em "Desporto", Mário Príncipe em "Espectáculo", e Joel Santos em "Natureza".

Os premiados foram anunciados a 31 de Março por um júri presidido pelo fotojornalista James Nachtwey (colaborador regular da revista "Time" e fundador da agência de fotografia VII), que teve a seu cargo escolher os melhores trabalhos portugueses de fotojornalismo, entre as mais de 5.500 imagens a concurso e os 204 fotojornalistas inscritos - números que demonstram que este Prémio constitui o maior galardão nacional nesta área.

Estas exposições inauguram no dia 28 de Setembro às 22h00 e abrem ao público no dia seguinte, a partir das 10h00, no Centro de Exposições do CCB.

Sem comentários: