terça-feira, 26 de setembro de 2006

Ciclo de Cinema Digital "delicatessen"

No seguimento da décima edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, o Goethe-Institut iniciou, no dia 25 de Setembro, o Ciclo de Cinema Digital "delicatessen".

As sessões decorrem nas instalações desta instituição, onde também se podem comprar os bilhetes (1,50€), a partir das 18h30.

Estão programados os seguintes filmes:

26.09. - 19h00

Vizinhas

de Franziska Meletzky, Alemanha, 2004, 88 min., leg. em inglês

A vida monótona e ordenada de Dora Dagmar Manzel descontrola-se quando se vê obrigada a acolher em sua casa Jola, uma vizinha polaca que tem tanto de misteriosa como de fascinante. Jola está convencida de ter cometido um crime passional. Contra sua vontade, Dora esconde-a e acaba por não conseguir defender-se do fascínio de Jola. A confiança de Dora naquela mulher impulsiva e directa cresce - sobretudo porque Jola tem a coragem de se interrogar sobre as questões que, de resto, ninguém parece ousar colocar. É então que Dora vem a saber que todas as acusações de homicídio contra Jola caíram completamente por terra. Mas, em vez de avisar a amiga, Dora chega mesmo a mentir-lhe sobre o estado das investigações da polícia, só para a manter em sua casa.


27.09. - 19h00

Intimidades

de Lukas Schmid, Alemanha, 2003, 71 min., leg. em português

Onde é que ainda ocorrem momentos íntimos num sítio em que a intimidade é exposta com toda a crueza? À procura desses instantes voam para Mallorca elementos da Cazzo-Film - uma firma de produção porno gay - uma equipa da televisão e Lukas Schmid, um realizador de documentários. Este é um filme que, à primeira vista, pode parecer um assalto, um filme que oscila entre as zonas limite da quebra do tabu, mas que, simultaneamente, chega a atingir momentos de uma grandiosa e, por vezes, terna intimidade

28.09. - 19h00

Graffiti Artist

de Jimmy Bolton, EUA 2004, 80 min., versão original (inglês)

Nick deambula durante a noite por Portland, para pintar paragens de autocarros, fachadas de prédios e vagões de caminhos-de-ferro com os seus tags e graffitis. Numa das suas incursões encontra Jesse, por quem se sente imediatamente fascinado. Entre os sprayers desenvolve-se uma curta amizade carregada de conflitos, que rapidamente se desfaz, devido às diferentes expectativas de cada um deles. «Graffiti Artist» é o comovente retrato de um jovem que se afasta conscientemente da sociedade mainstream.

29.09. - 19h00

Horst Buchholz - O meu Papá

de Christopher Buchholz e Sandra Hacker; Alemanha, 2005, 90 min, leg. em inglês

Horst Bucholz era um típico «rapaz de Berlim», de origem humilde mas que, enquanto actor, chegou a adquirir fama mundial. Christopher, o seu filho, iniciou há quatro anos um diálogo filmado com e sobre o pai. Uma tentativa de aproximação a uma pessoa cheia de contradições e cuja principal característica parecia ser não gostar de falar de si próprio. Desenvolveu-se assim um jogo de gato e rato entre um pai que, a pouco e pouco, desiste de viver e um filho que, simplesmente, não quer aceitar isso. Em Março de 2003 Horst Buchholz morreu inesperadamente. Christopher continuou à procura de pistas que conduzissem ao pai. Passou então a colocar as suas perguntas frontais à mãe, Myriam Buchholz Bru, e à irmã Béatrice. O resultado é um documento honesto e, simultaneamente, uma tragicomédia que nos oferece uma visão invulgar da vida de uma estrela mundial.

Goethe-Institut (Instituto Alemão)
Campo dos Mártires da Pátria, 37
1169-016 Lisboa
Tel.: (00351) 218 824 510
Fax (00351) 218 850 003
www.goethe.de/lisboa

Sem comentários: