segunda-feira, 11 de setembro de 2006

BOX NOVA: SUPER-HERÓIS de Joana Brandão e Madalena Silva

16 Setembro Sábado 19h00
Sala de Ensaio do Centro Cultural de Belém

Numa época em que ninguém acredita em super-heróis, quem nos poderá valer?

Esta questão poderá ter sido o ponto de partida para o projecto Super-Heróis.

Uma abordagem da perspectiva do senso comum a este vasto e complexo imaginário.
Por um lado o fascínio pela ficção ideal, onde o Bem vence sobre o Mal e onde os protagonistas são capazes de restituir a ordem, organizar o caos. Por outro lado a visão pragmática sobre o imaginário dos Super-Heróis.

No universo do fantástico procurámos trabalhar a plasticidade dos gestos, a fisicalidade das figuras dos Super-Heróis, assim como o poder da narrativa fragmentada, os quadradinhos da Banda Desenhada.
Não procuramos a “moral da história” implícita num final feliz porque provavelmente a Humanidade até acredita em Super-Heróis e talvez por isso se “deixe andar”…



Ficha Artística
Concepção e interpretação: Joana Brandão e Madalena Silva
Música original: João Bucho
Espaço cénico: Joana Brandão, Madalena Silva e João Bucho
Desenho de luz: Pedro Cláudio
Figurinos: Tânia Franco
Apoio dramaturgico: Pedro Moura
Agradecimentos: Carlos Pereira, Eunice Silva, Escola Superior de Dança, Pedro Moura, Pedro Silva (BdMania), Produção e Direcção de Cena do CCB.
Apoio: Devir


JOANA BRANDÃO

Nasceu em 1977, em Lisboa. Actriz e Encenadora.
Tem o curso de Actores/Encenadores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e várias participações em workshops nas áreas da representação, performance, dança e movimento em Portugal, Roménia, França e Suíça.
Trabalha no teatro desde 1997 com encenadores como Álvaro Correia, An.Carl-Go, Bruno Bravo, Carlos Pimenta, João Brites, João Mota, José Peixoto, Pedro Alvaréz Ossório, entre outros.
Na área da dança / movimento trabalhou com nomes como Maria de LaRibot, Jean-Paul Bucchieri entre outros.
Conta também com várias participações em televisão e cinema, onde se destacam: Os Mistérios da Estrada de Sintra; O Testamento; A Vida Tem Destas Coisas; Anjo Selvagem; O Último Beijo; Salitre; O Que Resta; O Espelho e Manô.
Paralelamente ao percurso artístico dedica-se, desde o ano 2000, à Docência de Oficina de Expressão Dramática em Escolas Secundárias Públicas.
Recentemente encenou As 4 Gémeas de Copi.

MADALENA SILVA

Nasceu em Lisboa em 1979. Entre 1989/97 frequentou o curso de bailarinos profissionais da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Trabalhou com coreógrafos convidados como Olga Roriz, Rui Lopes Graça, Mariana Rocha, Didier Chazeau e Armando Maciel. Após a sua formação, ingressa no 1º ano da Escola Superior de Dança (1997).
Trabalhou entre Abril e Outubro de 2000, num projecto do coreógrafo Belga Frédéric Flamand – Charlerois Danses, apresentado nas instalações da Expo 2000-Hannover.
A convite do Centro Cultural da Malaposta, em Abril de 2004 apresentou na Sala Polivalente um solo de sua autoria, “Estar de Fora Para Ver”.
No ano lectivo 2003/ 2004 e como formação complementar frequentou o curso de Profissional de audiovisuais da Restart – Escola de criatividade e novas tecnologias.
Desde Junho de 2004 colabora como bailarina com a Companhia Rui Lopes Graça, sendo intérprete da peça Antídoto e da peça Sopro.
Actualmente e desde o ano lectivo 2002/2003 trabalha como assistente da coordenação do 4ºano da Licenciatura em Dança da E.S.D.

Sem comentários: