segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Debaixo da Cidade com Manuel Wiborg no CCB

DEBAIXO DA CIDADE

TEXTO | GONÇALO M. TAVARES

ENCENAÇÃO | MANUEL WIBORG E CLÁUDIO DA SILVA

INTERPRETAÇÃO | MANUEL WIBORG

Imagem (metaficheiro)

ESPECTÁCULO: 25, 26, 28 E 30 SET. | 21H | SALA DE ENSAIO DO CCB



Alguém ou algo está debaixo de um espaço. Debaixo da cidade é o título. Poderá ser debaixo da cidade ou debaixo simplesmente de uma casa. O certo é que alguém ou algo fugiu ou se afastou.

Alguém que receia as acções e os acontecimentos. Alguém que receia os próprios objectos e ainda os acontecimentos que podem resultar do cruzamento de um corpo com esses objectos. Depois, subitamente, alguém entra.

Lá em cima, algo acontece. E os acontecimentos são perigosos. É necessário continuar a fugir.


O texto "Debaixo da Cidade", de Gonçalo M. Tavares, publicado no livro A Colher de Samuel Beckett pela editora Campo das Letras, é o ponto de partida para este espectáculo encenado por Manuel Wiborg e Cláudio da Silva onde o corpo é eleito como espaço de representação. Em palco, numa sequência de imagens provocada pela projecção de focos de luz, o corpo nu de um homem vai sendo desvendado por partes, ao mesmo tempo que cada palavra emerge: " (...) O meu corpo. Ainda posso explorar muito. Esta casa é enorme. Ainda não toquei em nada. É preciso tocar. O toque salva". O monólogo já havia sido entregue pelo autor a Manuel Wiborg há cerca de quatro anos, altura em que o actor encenou pela primeira vez o texto cómico, também de Gonçalo M. Tavares, O Homem ou é Tonto ou é Mulher. Estreia absoluta, o recente monólogo é, por seu lado, de cariz dramático e resulta num espectáculo de grande crueza estética.

Sem comentários: