terça-feira, 26 de setembro de 2006

Pedro Caldeira Cabral publica composições inéditas


Uma composição para cravo de Carlos Seixas tocada em guitarra portuguesa e uma outra, para este instrumento, da autoria de Pedro Caldeira Cabral integram o CD distribuído na edição deste mês da revista Egoísta.

As duas composições são interpretadas por Caldeira Cabral, que fez a "transcrição literal" para guitarra portuguesa da peça para cravo "Minueto em Fá Maior", daquele compositor setecentista.

A outra composição, "Baile dos carêtos", é da autoria do próprio Caldeira Cabral e surge como "complemento" do texto do compositor inserido na revista, cujo tema central é "o sonho português".

Em declarações à Lusa, Pedro Caldeira Cabral afirmou que a guitarra portuguesa "é um sinal e um símbolo de identidade portuguesa, reconhecidos além fronteiras".
"O som da guitarra é único, específico e original, distinguindo-nos em todo em mundo", sublinhou.

No seu texto, o músico traça o perfil histórico da guitarra portuguesa para concluir que esta "cumpre o sonho de um som português".

Actualmente, Pedro Caldeira Cabral está a trabalhar numa composição encomendada pelo Grupo de Música Contemporânea e a preparar a sua actuação, dia 17 de Outubro, no Festival de Zagreb.

Caldeira Cabral tem-se destacado nos últimos 30 anos como concertista de guitarra portuguesa, procurando alargar o repertório deste instrumento para além do fado, e como intérprete de música antiga, a solo e integrado no conjunto La Batalla.

Além da de Pedro Caldeira Cabral, a Egoísta inclui ainda colaborações de Eduardo Lourenço, José Eduardo Agualusa, Graça Morais e Alice Vieira, entre outros.

Mário Assis Ferreira, director da revista, afirma no editorial que esta edição se inspira "na aventura" que é a "estranha força" que impele os portugueses a ultrapassarem as fronteiras nacionais e a dispersar-se pelas várias partes do mundo onde ainda hoje o português é falado.
Macau, Goa, Cabo Verde, Guiné, Timor, Angola, e Moçambique são referenciados nesta edição em textos de autores como Maria João Seixas, Pedro Rosa Mendes ou Rui Zink.
O espírito desta edição, afirma Assis Ferreira, tem como mote inspirador o verso de Fernando Pessoa "A minha Pátria é a Língua Portuguesa".

A revista Egoísta é editada pelo grupo Estoril-Sol, tem uma periodicidade trimestral e uma tiragem de 10.000 exemplares.

Texto: LUSA

1 comentário:

Anónimo disse...

A guitarra portuguesa tem mais potencialidade que se julga e a prová-lo aí está o Caldeira Cabral e claro o mais novo, Ricardo Rocha!

Ai Flores de Verde Pinho