quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa com grandes melhorias


O Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa (FCGLL), que começou na última sexta-feira e termina no próximo domingo, deverá "crescer em qualidade" em edições futuras, afirmou a organização do evento à Lusa.

Os organizadores disseram que pretendem consolidar a dimensão atual do festival, que acontece em dois cinemas, conforme o hardmusica.com noticiou, durante dez dias e exibe mais de 100 filmes, afirmou à Agência Lusa, João Ferreira, director do FCGLL.

A estratégia para os próximos anos inclui a procura de mais patrocínios "de forma a poder adquirir filmes de maior qualidade para apresentar no festival".

Este ano, com um programa de 114 filmes, o festival deverá atingir um público de quatro mil espectadores, a mesma quantidade do ano passado, que tem sido a média anual do festival.

No encerramento, dia 22 de Setembro pelas 21.30h no Cinema S. Jorge, serão anunciados os filmes premiados nas categorias "melhor longa-metragem", "melhor documentário" e "melhor curta-metragem".

O Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa exibe de filmes de temática gay e lésbica destinado ao público geral, não só à comunidade gay, lésbica, bissexual e transexual.

O programa de 2006 inclui também uma retrospectiva histórica de cinema gay e lésbico espanhol, com a exibição, entre outros, de "Diferente", de Luís Maria Delgado, "Los Placeres Ocultos", de Eloy de la Iglesia, "Cambio de Sexo", Vicente Aranda e "A Un Dios Desconocido", de Jaime Chávarri.

No domingo, haverá uma discussão com o tema "A homofobia e a transfobia em Portugal", que, segundo a organização, deverá provocar reflexões sobre o preconceito.

Estando a meio do Festival podemos avançar com algumas comparações com as edições anteriores: Melhor qualidade nos filmes apresentados, melhor organização, maior número de espectadores e mais inovação.

Queremos salientar que lamentamos que nenhum dos filmes concorrentes seja legendado em portugês, lingua do país em que decorre o mesmo.

Sem comentários: