sábado, 16 de setembro de 2006

Contra Informação em Exposição


Em exposição vão estar 20 dos 200 bonecos que compõem o elenco deste programa da Mandala.

Todos os bonecos passam por um processo de construção complexo com início na escultura em barro, seguindo-se a produção dos moldes e contra-moldes, finalizando numa matéria de látex que permite a manipulação.

Esta é a matéria que permite a maleabilidade e o realismo dos bonecos.

Se lhe tocar, até parece que está a tocar em pele humana.

Há 10 anos no ar e com mais de 3.000 emissões televisivas, têm passado pelo “Contra-Informação” os mais diversos bonecos.

Os dirigentes políticos mudaram, apareceram novos jogadores de futebol, e até mesmo as figuras da nossa televisão não são as mesmas.

No entanto, a crítica política e social é uma constante.

No Parque Atlântico, a Exposição vai estar organizada em torno de 4 cenários: Família Política, Família do Futebol e Jogadeuses, Família Televisiva e Estúdio de TV.

1º Cenário: Família Política

Os cinco líderes políticos estão num veículo todo-o-terreno, perdidos algures no deserto.

É provável que o rescaldo das eleições autárquicas os tenha levado a esta “cimeira”, que deveria ter ficado em segredo, não fosse o facto de se terem perdido.

Desnorteados, os personagens estão indecisos sobre o caminho a escolher.

A sinalética indica várias direcções: “Crescimento Económico”, “Europa”, “PEC”; “Inovação”, “Plano Tecnológico”.

Ao volante está Marques Pentes ajudado por José Trocas-te de binóculos em punho e no lugar de co-piloto Cassete Jerónimo.

No banco de trás estão Francisco Trotskã e Cozinheiro e Castro.

2º Cenário: Família do Futebol e Jogadeuses

Em termos desportivos, ainda a festejar o apuramento da selecção nacional de futebol para o próximo campeonato do mundo, os dirigentes dos três principais clubes portugueses estão num bar, vestidos de gangsters da época de 50, à volta de um palco, a fumar.

Em cima do palco, Chocolari dança vestido com um traje inspirado na indumentária das baianas brasileiras enquanto Madagil, de joelhos no chão, está a apreciar o espectáculo, embevecido.

Do outro lado do espelho do cabaret está instalada uma surpresa.

Neste cenário, os visitantes podem tirar uma fotografia com o seu ídolo desportivo Cristiano Ronaldo ou com o Deusébio e guardá-la para a posteridade.

3º Cenário: Família Televisiva

Numa crítica aos reality-shows, este cenário apresenta o “Carro das Celebridades – a novela da estrada real”.

No interior do automóvel, encontram-se Lili Caraças, Castelo Bronco, Duarte Tio, Bolsa-na-Mão e Degenerado Moniz.

O Zé-povinho empurra a viatura numa alusão satírica ao empurrão que o povo dá às audiências.

4º Cenário:ESTÚDIO DE TV

Num programa de informação, José Rodrigues dos Prantos e Prof. Martelo discutem a actualidade e apresentam livros com títulos sugestivos.

Neste módulo existirá também um Livro de Honra para que o visitante possa registar o seu comentário sobre a Exposição e/ou o Programa.

A decorrer, em paralelo com a exposição, encontra-se o passatempo “Suzuki/Contra-Informação”.

Por cada talão de compras efectuadas nas lojas do Parque Atlântico (excepto hipermercado) durante o período da exposição e no valor igual ou superior a 20 euros, os visitantes do Centro recebem um cupão.

Além de responderem a perguntas definidas, os visitantes deverão escrever uma frase criativa que inclua as palavras Suzuki Swift, uma palavra referente ao Parque Atlântico e o nome de uma das personagens do “Contra-Informação”.

Os participantes habilitam-se a ganhar, entre outros prémios, um Suzuki Swift.

Sem comentários: