quarta-feira, 7 de março de 2007


[Ao Meio Dia]


Domingo, 11 de Março
ONP
Olaris Elts direcção musical

12h00 Sala Suggia 5 €


[Concerto para famílias; jovens até aos 18 anos – 80% de desconto sobre o preço do bilhete]


Prokofiev e Rachmaninov voltam a preencher o programa do concerto que a ONP apresenta, desta vez ao Meio Dia de domingo, 11 de Março, na Sala Suggia.
“Abertura Russa” e “Danças Sinfónicas” contam com os comentários de Gabriela Canavilhas que permitem um melhor entendimento das obras e dos seus autores.
Este concerto, dirigido pelo maestro Olaris Elts, vencedor em 2000 do prémio Sibelius, tem início com a Abertura Russa, de Sergei Prokofiev (1891-1953), uma obra de extrovertido bom-humor cuja estreia, no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, foi entusiasticamente aplaudida pelo público.
A ONP executa, de seguida, Danças Sinfónicas, op.45, de Sergei Rachmaninov (1873-1943), obra escrita três anos antes da morte do compositor e considerada a sua última grande criação. Divididas em três andamentos, aos quais Rachmaninov chegou a atribuir os títulos de Dia, Crepúsculo e Meia-Noite, estas Danças traduzem a conhecida linguagem do compositor, extremamente melódica, num contexto ligeiramente mais modernista do que é habitual.


Os comentários sobre estas duas obras são assegurados pela pianista Gabriela Canavilhas, professora no Conservatório Nacional de Lisboa, que se tem destacado na divulgação da música de câmara, da música vocal e da canção de câmara.

Gabriela Canavilhas já se apresentou em concertos no nosso país e em palcos dos EUA, Itália, Brasil, Macau e Alemanha.

É presidente da Direcção da Associação Música Educação e Cultura, instituição que gere a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, a Academia Nacional Superior de Orquestra e o Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa.

Programa

Sergei Prokofiev Abertura Russa, op.72
Sergei Rachmaninov Danças Sinfónicas, op.45


Sem comentários: