sexta-feira, 16 de março de 2007





[Ao Meio Dia]
Sábado, 17 de Março
Pedro Rodrigues guitarra
12h00 Sala 2 5 €



O próximo concerto Ao Meio Dia, no sábado, 17 de Março, apresenta um programa talhado para a guitarra de Pedro Rodrigues, vencedor do Prémio Jovens Músicos RDP na modalidade de guitarra nível superior, em 2005.


Neste recital, Pedro Rodrigues executa um programa ecléctico, com obas de Haendel, Scarlatti, Brouwer, N. d’Angelo e Antonio José.
Distinguido em vários certames internacionais, Pedro Rodrigues é um exímio executante de guitarra clássica.


O seu programa para sábado contrapõe a escrita barroca de Haendel, transcrita pelo próprio intérprete, e de Scarlatti com as linguagens do século XX, como é o caso dos temas do cubano Leo Brouwer, do italiano Nuccio D’Angelo e do espanhol Antonio José, cuja Sonata é considerada um marco do virtuosismo.

Natural de Coimbra, onde nasceu em 1980, Pedro Rodrigues iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos e a aprendizagem de guitarra clássica aos nove na Escola de Música do “Orfeão de Leiria”, onde obteve, por duas vezes, o primeiro prémio no concurso dos melhores alunos.


Já como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, terminou o curso com a qualificação máxima.


Prosseguiu a sua educação musical em Lisboa e em França, participou em diversas masterclasses e arrebatou numerosos prémios em concursos em Portugal e no estrangeiro.
Pedro Rodrigues, que desde 2002 já editou três CD’s, apresenta-se, regularmente, como solista, com formações de música de câmara ou com orquestras em festivais de música pela Europa, África do Sul, Marrocos e Estados Unidos da América.

Programa



G. F. Haendel Suite HVW 448 (transc. Pedro Rodrigues)



L. Brouwer Sonata

C. Seixas Toccata em Ré menor (transc. Jan-Anton van Hoeken)



D. Scarlatti Sonata em Sol maior, K.17 (transc. Leo Brouwer)



N. d’Angelo Due Canzoni Lidie



A. José Sonata



Assessoria de Comunicação
964644719
220120200

Sem comentários: