quinta-feira, 29 de março de 2007

Fotomontagem no CCB

BOX NOVA

FOTOMONTAGEM

DE VICTOR HUGO PONTES

31 Março | 19h | Sala de Ensaio

Centro Cultural de Belém




“Por que gostamos tanto de recordar?

Será, ironicamente, porque sabemos da impossibilidade de voltar a um instante

que já foi e que nunca mais poderá repetir-se?”

Fotomontagem partirá em busca da petrificação da beleza, ainda que não, num processo de alargamento da memória, repercutindo as mudanças resultantes da deambulação humana entre a ânsia de tudo apreender e a angústia de não o conseguir. O espectáculo construir-se-á entre o espaço que separa um corpo finito de uma consciência incomensurável.“Antes de tudo: trata-se de deixar uma marca da minha existência: estive aqui.”

Victor Hugo Pontes nasceu em Guimarães, em 1978. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Em 2001 frequentou a Norwich School of Art & Design, Reino Unido. Concluiu o Curso Profissional de Teatro do Balleteatro Escola Profissional (1999) e o do Teatro Universitário do Porto (1998), bem como o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica, do Fórum Dança (2003). O Curso de Encenação de Teatro na Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pelos Third Angel (2004), e o Curso Internacional de Aperfeiçoamento Teatral, Project Thierry Salmon, la Nouvelle Ecole de Maîtres, dirigido por Pippo Delbono (2006). Como intérprete trabalhou com Moncho Rodriguez, Joclécio Azevedo, João Garcia Miguel, Nuno Carinhas, João Paulo Costa, Lígia Pape, Ana Luísa Guimarães, Jack Souvant, Isabel Barros, Mário Afonso, Alberto Magno, Elisabete Magalhães, Mathilde Monnier, Clara Andermatt, entre outros. Como coreógrafo criou Puzzle e o solo Voz Off, em 2003. Foi seleccionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores, em 2003, em Faro, com o trabalho de vídeo Eu gosto muito de ti. Em 2004/2005, em Amarante com Voz Off, e em 2006 no Montijo com Ícones. Foi assistente de encenação de Nuno Cardoso no espectáculo Woyzeck, de Georg Buchner (2005), e em Plasticina de Vassili Sigarev (2006), ambos produzidos pelo Teatro Nacional S. João.

Em Março de 2005 representou Portugal nos Repérages – Rencontres Internationales de la Jeune Chorégraphie, em Lille, tendo sido convidado para participar na residência coreográfica resultante dos encontros e organizada pelo Danse à Lille/Tanztendenz, em Munique, em Agosto de 2005. Em 2005 criou Laboratório, produção da Fundação Calouste Gulbenkian e 100 Palavras para o projecto Inter.faces do NEC; em 2006, Voyeur para os Quadros de Dança 06 do NEC e Ícones apresentado no Auditório da Fundação de Serralves.

Integrou a residência artística MUGATXOAN em 2006 organizado pela Fundação de Serralves e a Arteleku.

É docente do Curso de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e cenógrafo da banda Clã.

Concepção, coreografia e interpretação: Victor Hugo Pontes

Sonoplastia: Sérgio Cruz

Desenho de Luz: Wilma Moutinho

Assistente de Coreografia: Elisabete Magalhães

Música: Christos Fanara, Sérgio Cruz

Apoio Dramatúrgico: Madalena Alfaia

Registo Fotográfico: Susana Neves

Sem comentários: