quarta-feira, 7 de março de 2007

Rão Kyao no C.A.E.da Figueira da Foz



O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 12 de Março, pelas 21h30, um concerto da Orquestra Clássica do Centro com Rão Kyao, integrado no Programa da Comemoração dos 125 anos da elevação da Figueira da Foz a Cidade.




Este espectáculo terá como abertura a interpretação do tema “Canção da Figueira”, um original de Maria Clara, numa remistura feita pelos We Figga, uma banda da Figueira da Foz.



A Orquestra Clássica do Centro (OCC) foi fundada em Dezembro de 1989 como associação sem fins lucrativos.


Após um longo interregno, em Outubro de 2001, relançou-se o projecto da actual orquestra, desta vez constituída em moldes profissionais e composta por 25 elementos.


O seu concerto inaugural foi realizado a 13 de Dezembro de 2001, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.


É seu maestro titular desde a fundação, o Dr. Virgílio Caseiro.


Posteriormente o projecto da OCC foi considerado de superior interesse cultural, por sua EXª o Ministro da Cultura e como tal abrangido pela lei do Mecenato.


No ano de 2002 a orquestra passou a ser composta por 32 elementos, sendo esta ainda a sua actual constituição.
Ao longo de uma carreira que já dobrou a vintena de anos, Rão Kyao tem-se distinguido pela sua persistente vontade em redescobrir o Oriente.


Fazendo uso da flauta de bambu e do saxofone, ele foi encontrando inspiração na música indiana, árabe, africana e chinesa, restabelecendo assim o elo perdido entre a tradição musical portuguesa e o Oriente.


Os 17 álbuns que editou até hoje indiciam, de uma forma muito clara, a intenção expressa de, a cada passo, redescobrir as raízes da música tradicional portuguesa, não temendo, antes pelo contrário, o confronto com as suas fontes primordiais: a música indiana e a música árabe.



Mais se informa que a entrada é gratuita, mediante o levantamento de ingresso na recepção do Centro de Artes e Espectáculos.

Sem comentários: