quinta-feira, 15 de março de 2007

Festival de Blues da Guarda

TMG promove, em Março, o primeiro Festival de Blues da Guarda
InBlues, com Son of Dave, Black Diamond Heavies, José Luis Gutierrez e Velma Powell



Começa dia 16 de Março, a primeira edição do InBlues – Festival de Blues da Guarda.

A cidade mais alta recebe pela primeira vez um festival inteiramente dedicado ao Blues, que vai contar com figuras de topo do Blues internacional.

Pelo palco do TMG vão passar Son of Dave [Inglaterra] no dia 16, Black Diamond Heavies [EUA] no dia 17 e o espectáculo Autoblues, de José Luis Gutierrez [Espanha] e de Velma Powell [EUA] no dia 24.

A esta série de concertos que irão desvendar as múltiplas facetas deste género musical, junta-se também o workshop do músico Luís Lapa, que o TMG promove através do Serviço Educativo, no dia 23 de Março, para músicos e apaixonados do Blues.

Os concertos de Son of Dave e de Black Diamond Heavies são em colaboração com o Teatro Académico Gil Vicente de Coimbra.

O bilhete geral para o Inblues já está à venda na bilheteira do TMG e custa 7.5€.

Os bilhetes individuais para os espectáculos custam 5€.

Todos os concertos do Inblues decorrem no Pequeno Auditório do TMG às 21.30 horas.

Directamente de Inglaterra, surge, no dia 16 e a abrir este Festival o enigmático Son of Dave com o seu one-man-show. Benjamin Darvill, a.k.a. Son of Dave, é uma inesperada one-man-band. Numa aventura de músculo e espiritualidade desenvolvida por este membro dos Crash Test Dummies ao longo de centenas de celebrações ao vivo, o bater de pé, a respiração e o timbre roufenho da harmónica – filtrado por um velho microfone – marcam o ritmo e fazem a máquina funcionar. Son of Dave actua no Inblues, no dia 16.

Seguem-se, no dia seguinte (17 de Março), os norte-americanos Black Diamond Heavies. São originários do sul dos EUA (Tenesse), mas actualmente dizem-se “cidadãos do mundo”. A dupla John Wesley Myers e Van Campbell diz que a sua música é “simplesmente… Blues”, mas o resultado do que fazem é bem mais apimentado, com incursões ao Punk. A maioria das suas composições são originais, mas há na música de Black Diamond Heavies alguns “covers” transformados em tributos a “deuses” como John Lee Hooker, Muddy Waters, Lou Reed ou Tom Waits. Os Black Diamond Heavies carregam a tradição do Blues desde sempre (um dos elementos, John Wesley Myers, é filho de um Sacerdote Baptista e cantou Gospel em criança) mas acrescentam-lhe um sem fim de outros meios e estilos (Van Campbell participou em projectos arrojados da chamada Punk Art londrina como os The Invisibles e os The Rum Circus).

O Festival termina no dia 24 com o espectáculo Autoblues, do saxofonista espanhol José Luis Gutierrez e da cantora norte-americana Velma Powell. Autoblues é um projecto que une a tradição à vanguarda do Blues.
José Luis Gutiérrez é uma das jovens figuras mais relevantes da cena jazzística espanhola. Possuidor de um marcado estilo original, é também desde o início da sua carreira um apaixonado do Blues. Tem desenvolvido trabalhos neste estilo musical com Velma Powel, Eric Lewin, Chema Sáiz, Charly Crespo, Tonky Blues Band, Esteban Cabezos e Niky Mitchell, entre outros.
Velma Powel nasceu em Chicago (EUA), no berço do Blues. Desde jovem, participou em várias formações de grupos na área do Gospel. Mais tarde iniciaria a actividade musical em diferentes salas dos EUA, partindo depois para a Europa. Na década de 90 instalou-se em Espanha. Desde então gravou três discos e colabora com os projectos Vargas Blues Band, La Orquesta Mondragón, com o projecto Christmas Blues, que partilha com o saxofonista José Luis Gutiérrez, e com muitos outros artistas das cenas Pop e Jazz espanholas. A sua voz tórrida e emocionante de Blues contrasta com a sensibilidade das baladas mais delicadas do Jazz. Em Autoblues, José Luis Gutierrez e Velma Powell são acompanhados por Ramón Garcia na guitarra, Cesar Díez no baixo e Antolín Olea na bateria.

Sem comentários: