sexta-feira, 16 de março de 2007

Casa da Música - mais um concerto ao sábado


Sábado, 17 de Março


ONP
Michael Zilm direcção musical


18h00 Sala Suggia 15 €


A sinfonia “Trágica”, de Gustav Mahler, preenche o programa do concerto que a ONP interpreta no sábado, 18 de Março, às 18h00, na Sala Suggia.
Estreada em 1906, em Essen, esta obra de Mahler é a que melhor reflecte as vivências do passado amargo do compositor.
Neste concerto, a ONP é dirigida pelo maestro Michael Zilm, natural de Estugarda, onde nasceu em 1957 no seio de uma família de músicos.

Galardoado em vários concursos internacionais, Zilm estreou-se como maestro em 1979 e dirige, desde 1986, o agrupamento Nova Música, com o qual se dedica, sobretudo, ao repertório do século XX.

Desempenha, ainda, desde a temporada 1991-1992, as funções de director geral de Música e Teatro e de maestro titular da Norddeutsche Philharmonie, em Rostock, orientando um ciclo anual de concertos dedicados a cada um dos compositores clássicos do século XX. Foi maestro principal convidado da Orquestra Gulbenkian, de 1994 a 2001.
As nove sinfonias de Mahler (1860-1911), e ainda uma décima incompleta, são consideradas como um reflexo da personalidade do compositor, angustiado pela ideia da morte, sofrendo de frequentes depressões e perseguido pelas memórias de uma infância que o próprio Freud referiu serem o mais saliente traço da sua personalidade.

Estreada na cidade de Essen em 1906, a Sinfonia nr. 6 é a que melhor reflecte estas características.
Apesar de ter sido escrita num período de vida em que o compositor mais feliz deveria sentir-se – em pleno casamento com Alma e com o nascimento das duas filhas –, esta Sinfonia, cognominada “Trágica”, revela um sentimento de pesar que quase pressagiava o drama pessoal que se seguiu à sua estreia: a morte da filha Ana, a descoberta de uma grave doença cardíaca e o afastamento difícil da Ópera de Viena, que dirigira durante anos.


Programa


Gustav Mahler Sinfonia nr. 6, em Lá menor,
Trágica




Sem comentários: