terça-feira, 27 de março de 2007

Projecto SAL no Cinema S.Jorge


Projecto SAL no Cinema São Jorge


O projecto SAL apresenta-se no Cinema São Jorge, em Lisboa, no dia 29 de Março, pelas 22h00. Depois da estreia no Porto, a banda inicia a tournée de lançamento do álbum homónimo. SAL é composto por 14 temas originais onde se conjugam diferentes estilos e influências musicais, através de uma linguagem comum.
A música de SAL cruza a raiz ibérica com a dimensão atlântica do percurso lusófono e surge como herdeira de um legado fadista.
A sua identidade, vincadamente, portuguesa não se esgota na margem oriental do Atlântico Norte, antes se alimenta e se revigora nos outros lugares onde o mar português encontrou terra. A partilha da língua falada por povos tão diferentes cria um espaço onde o convívio da diferença se alia à mestiçagem da forma.

É esse o espaço de SAL.
José Peixoto e Fernando Júdice trabalham juntos há mais de uma década, não só como membros do grupo ”Madredeus”, com quem percorreram os quatro cantos do mundo, mas, também, no disco “Carinhoso” onde, em dueto, o talento de ambos envolve a arte do compositor brasileiro Pixinguinha.

E foi aí que José Peixoto e Fernando Júdice desenvolveram o estilo original da sua colaboração, uma maneira única de juntar o baixo acústico e a guitarra clássica, numa complementaridade que ultrapassa os cânones do acompanhante e do solista, e ao qual dão continuidade e desenvolvimento neste trabalho original.
Ana Sofia Varela é, há mais de uma década, uma das vozes mais aclamadas do chamado novo fado que a tem levado a cantar com crescente sucesso em todo o mundo.

Natural da vila alentejana de Serpa, a originalidade do seu canto reside no convívio da sua larga experiência fadista com a influência do canto alentejano e do canto da Andaluzia espanhola.
Vicky é um dos mais talentosos percussionistas da nova geração, requisitado para emprestar a mestria aos projectos de muitos artistas da música portuguesa.
As letras são, na sua maioria, da autoria de Tiago Torres da Silva e contam, também, com a participação de João Monge e da poetisa Eugénia de Vasconcellos em dois temas.

Sem comentários: