quinta-feira, 29 de março de 2007

Mostra Fotográfica no Rio Sul Shopping

Mostra fotográfica sobre alterações climáticas

EXPOSIÇÃO “NorteSulEsteOeste” NO RIOSUL SHOPPING


A partir de hoje poderá visitar no RioSul Shopping a mostra fotográfica “NorteSulEsteOeste” que retrata em várias fotografias as alterações climáticas que neste momento decorrem em todo o globo a uma velocidade alucinante. Esta exposição estará patente no piso 1 e ficará no RioSul Shopping até dia 08 de Abril.

Até ao final do ano, esta exposição marca presença em vários dos centros da Sonae Sierra e surgiu de uma iniciativa entre Climate Group e o British Council que pediram a dez dos melhores fotógrafos do mundo que registassem os impactos do aquecimento global em diversos locais do planeta.

A alteração do clima constitui um dos maiores problemas da actualidade a nível ambiental. Estas mudanças climáticas verificadas a nível global, intensificaram-se no último século e a preocupação com esta questão aumentou nas últimas décadas, tornando-se numa das maiores preocupações e prioridades da humanidade.

Durante o último século, as alterações climáticas registadas têm sido mais pronunciadas do que em qualquer período registado até ao momento. Uma das conclusões do relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) de 1995 indica que estas alterações são resultado de intensas intervenções humanas sobre o meio natural com repercussões no clima e que se reflectem a uma escala global. Este organismo prevê que as temperaturas médias globais aumentem entre 1 e 3.5ºC até 2100 e que o nível médio das águas do mar aumente entre 15 e 95 cm.

O aumento da concentração dos gases de estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, tem sido apontado como uma das principais causas destas alterações no clima, que terão impacto directo e negativo sobre os ecossistemas terrestres, nos diversos sectores socio-económicos mundiais, na saúde pública e na qualidade de vida das pessoas em geral. A camada atmosférica da Terra, constituída por vapor de água e gases de estufa como o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e principalmente o dióxido de carbono (CO2), reflecte a radiação infravermelha emitida pela superfície da terra impedindo que parte desta seja perdida para o espaço, tal como uma parede de vidro numa estufa. Como consequência dá-se o aquecimento da superfície da troposfera, provocando estas gigantescas e irreversíveis alterações climáticas.

Sem comentários: